Martes, 02 de Julio de 2024

Projetos respondem aos anseios por acessibilidade

BrasilO Globo, Brasil 30 de junio de 2024

A acessibilidade na cons- trução de residenciais multifamiliares, previs- ta em lei desde ...

A acessibilidade na cons- trução de residenciais multifamiliares, previs- ta em lei desde 2015, recebe cada vez mais a atenção das incorporadoras no momento em que as plantas são desenhadas. Além da construção de unidades que possam ser usadas por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, o mercado procura oferecer equipamentos de lazer e áreas comuns acessíveis, assegurando que a inclusão aconteça em todos os lugares nos condomínios.
A legislação que normatiza o assunto também evoluiu com o passar do tempo. Em 2018, foram criadas novas regras de acessibilidade nos residenciais, como reserva de vagas para veículos que transportem pessoa com mobilidade comprometida e instalação de plataformas de transposição vertical.
O fato é que, independentemente da legislação, as incorporadoras querem dar respostas ao anseio de inclusão que vem se fortalecendo na sociedade. No Parque Sustentável da Gávea, da Mozak, foi firmada parceria com o Instituto JNG, que trabalha com soluções para dar autonomia e independência aos moradores adultos com deficiência intelectual ou autismo e inseri-los na comunidade. As unidades dos empreendimentos terão esse conceito.
" Temos a oportunidade de ampliar esse debate pouco difundido no mercado imobiliário. Além disso, é muito legal ver um empreendimento que nasceu com a proposta de promover bem viver, integração e lazer se tornar também um ambiente de inclusão e a "casa" de um projeto tão importante como o do Instituto JNG " afirma a gerente Comercial da Mozak, Gabrielle Calcado.
Na MR2, os apartamentos são construídos pensando nas pessoas com deficiência e não apenas adaptados para atendê-las. Durante o processo de venda, o cliente sinaliza suas necessidades, e a incorporadora projeta a unidade com base na realidade dele. No caso de cadeirantes, por exemplo, são levados em conta: corredores mais largos, batentes amplos, assentos adaptados e banheiros com área de manobra e barras de apoio.
" Pensamos em tudo que engloba acessibilidade: no direito ao acesso e à independência de ir e vir de pessoas com limitações físicas, visuais, auditivas, sensoriais e outros. As áreas comuns dos empreendimentos são construídas pensando em acessibilidade, com entradas sinalizadas, vagas especiais nas garagens e elevador no subsolo " explica o gerente Comercial da MR2, Carlos Palhares.
No Cidade Arte, que a Calper constrói na Barra Olímpica, a ideia de que o condomínio deve servir a todos é levada muito a sério. Tanto que a incorporadora vai instalar brinquedos inclusivos nas áreas de lazer infantis, permitindo que todas as crianças, independentemente de suas habilidades e limitações, possam brincar juntas.
" Ao implementar recursos que facilitam o acesso e a utilização das áreas comuns, garantimos inclusão, mobilidade, comodidade, segurança e economia para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Isso não só promove a integração e a melhoria da qualidade de vida de todos como respeita as diferenças " observa o CEO da Calper, Ricardo Ranauro.
A Carvalho Hosken se antecipou à lei e já projetou o Ilha Pura inteiramente acessível a cadeiras de rodas por meio de rampas. A Vila dos Atletas da Olimpíada do Rio, também da construtora, tem piso di-recional, sinalização de emergência com sistema de alerta sonoro e visual, interruptores e comandos em altura acessível.
" Em geral, o usuário com necessidades especiais precisa se ajustar aos espaços, e essa realidade não é inclusiva nem democrática. O Ilha Pura é um bairro planejado para atender a todos os usuários, de modo que se sintam tão confortáveis em casa quanto nas áreas comuns " diz a gerente de Incorporação da Carvalho Hosken, Talitha de Abreu Ribeiro.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela