John textor critica fair play financeiro na europa
Dono da SAF do Botafogo, John Textor esteve ontem no Nilton Santos para apresentar o ...
Dono da SAF do Botafogo, John Textor esteve ontem no Nilton Santos para apresentar o lateral-direito Vitinho e o zagueiro Adryelson, dois novos reforços do Botafogo para a sequência da temporada. No evento, o empresário americano criticou o "fair play financeiro" e a forma como ele é aplicado na Europa.
A fala de Textor veio após questionamento sobre uma notícia divulgada pela pelo ge de que a Comissão Nacional de Clubes " com a participação de representantes de Fluminense, São Paulo, Fortaleza, Internacional, Vasco, Atlético-GO, Palmeiras e Flamengo, além de outros dois da Série B e um da C " iniciou, de forma embrionária, um debate para a implementação do fair play no futebol brasileiro.
No encontro, realizado de forma online, foi discutida apenas a possibilidade da criação do sistema. Os clubes ficaram de marcar uma nova reunião, ainda sem data, para avançar na questão.
" O termo fair play financeiro é uma fraude. Dizem que as equipes podem gastar apenas 75% dos seus rendimentos em salários de jogadores. Essa é uma regra, na Europa, que é desenhada para permitir que as grandes equipes, com as marcas globais, o Liverpool, o Manchester United, consigam gastar mais dinheiro. Isso não é justo. Crystal Palace tem que jogar contra o Manchester United, e o United é permitido gastar mais com os jogadores, sem teto de salário ou parceiros financeiros. Não é sobre a sustentabilidade financeira ou a saúde de um clube. É para permitir a hegemonia, que clubes dominantes sejam sempre dominantes " disse.
No velho Continente
Desde 2010, quando a Uefa lançou a sua política de fair play, quebras, falências e atrasos financeiros estão entre o que se busca coibir.
Nesse caso, o faturamento ou receita " a soma do que os clubes recebem de patrocínios, vendas de jogadores, bilheteria etc. " é a chave para entender o que é o fair play financeiro. No modelo da Uefa, há três pilares analisados: os pagamentos em dia, o limite aceitável de déficit financeiro " a grosso modo, a diferença entre gastos e receita " num período de três anos, e a limitação de um percentual das receitas para pagamentos de salários, transferências e comissões na temporada.
Na Premier League, o atual tetracampeão Manchester City, enfrenta investigação após denúncias quanto ao manejo das finanças desde os primeiros anos de controle dos Emirados Árabes. Mas as principais punições no país, que usa o modelo de limite de déficit, foram para os modestos Everton e Nottingham Forest, que perderam pontos. Por lá, os clubes já votaram em mudança no formato para um de teto de gastos, mais próximo do da Espanha, mas diretamente associado às receitas.
Objetivos da dupla
No campo e bola, Vitinho e Adryelson afirmaram que o projeto apresentado pelo Botafogo, que tem a ambição de conquistar títulos já nesta temporada " o alvinegro lidera o Brasileirão e está nas quartas de final da Libertadores ", e o sonho da seleção brasileira foram fundamentais para o retorno de ambos ao país.