Martes, 15 de Julio de 2025

Cruz-maltino e corinthians podem reverter datas dos jogos de volta?

BrasilO Globo, Brasil 2 de octubre de 2024

Corinthians e Vasco esquentaram os bastidores do futebol brasileiro ao apresentarem ações ...

Corinthians e Vasco esquentaram os bastidores do futebol brasileiro ao apresentarem ações no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) contestando a marcação das datas dos jogos de volta da Copa do Brasil. Os confrontos contra Flamengo e Atlético-MG, respectivamente, foram remarcados para os dias 19 e 20 de outubro, invertendo com a rodada do Brasileirão " as datas previstas inicialmente eram 16 e 17.
O GLOBO ouviu especialistas em direito desportivo para entender o que pode acontecer após as ações, medidas inominadas com pedido de urgência que serão analisadas pelo presidente do STJD, Luís Otávio Veríssimo Teixeira.
" O presidente analisa se dará a liminar. Normalmente, num caso como esses, ele pede para ouvir a CBF primeiro, as razões, e depois decide monocraticamente. Pode ser que ele coloque em plenário para referendar, mas não é obrigatório. É uma decisão dele. Se a decisão não for referendada pelo plenário, cabe recurso dos dois lados. Flamengo e Galo podem entrar como terceiros interessados, pedindo a improcedência. Mas a primeira porta é uma decisão monocrática do presidente " explica Paulo Feuz, advogado e professor da PUC-SP, ex-STJD.
Especialista em direito desportivo, auditor do TJD/ES e procurador do estado do Espírito Santo, Leonardo Garcia diz que as ações de Corinthians e Vasco têm procedência, mas acredita que o pleito é difícil para os dois clubes.
" São questões bem sutis. Os regulamentos às vezes contêm vários direitos. Nesse caso em específico, pelo regulamento da competição, a alteração da data só poderia ser feita por solicitação dos mandantes, das federações ou de quem detém os direitos de transmissão. Nem o Atlético nem o Flamengo são os mandantes. Mas o regulamento tem também um dispositivo que diz que os clubes dão poder à CBF para alterar as datas dos jogos de acordo com disponibilidade e interesse da competição. Teoricamente, Vasco e Corinthians estão alegando algo plausível, não é nada absurdo. Mas, na prática, é muito difícil que o STJD dê essa liminar ou altere no Pleno a data da competição. É comum a CBF alterar datas de jogos nas competições. O STJD já manteve datas de jogos que foram questionadas. Acho pouco provável que vá de encontro à CBF nesse caso específico. (V.S.)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela