Sábado, 21 de Diciembre de 2024

Julgamento de ednaldo no stf é interrompido após pedido de vista

BrasilO Globo, Brasil 10 de octubre de 2024

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou ontem para manter sua decisão ...

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou ontem para manter sua decisão que reconduziu Ednaldo Rodrigues à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Ele ainda defendeu que o Ministério Público pode fechar acordos com entidades desportivas, o ponto central da discussão. Flávio Dino, contudo, pediu vista e interrompeu o julgamento.
Em janeiro, Gilmar atendeu a um pedido do PCdoB e determinou o retorno de Ednaldo à CBF, em uma decisão provisória. Agora, os ministros estão analisando se essa determinação deve ser mantida. O relator ainda sugeriu que o julgamento também analise o mérito da questão, ou seja, a competência do Ministério Público em relação às organizações esportivas.
Em 2022, a CBF assinou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para encerrar uma ação civil pública apresentada pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MP-RJ). Em seguida, elegeu a chapa encabeçada por Ednaldo Rodrigues.
No ano passado, contudo, o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) considerou que o Ministério Público não tinha legitimidade para atuar no caso. Por isso, o TAC foi anulado e, como consequência, Ednaldo Rodrigues foi afastado.
O PCdoB, então recorreu ao STF, usando o caso da CBF como pano de fundo para fazer uma solicitação mais ampla. O partido quer que seja reconhecida a legitimidade do Ministério Público em firmar Termos de Ajustamento de Conduta com entidade esportivas.
Ontem, Gilmar Mendes afirmou que foi a decisão do Tribunal de Justiça, e não a atuação do Ministério Público, que causou uma intervenção "mais gravosa e intensa" na CBF.
" A suposta ilegitimidade do órgão ministerial, invocada pelo TJ do Rio de Janeiro, a pretexto de preservar a autonomia da entidade desportivas, se prestou, em última análise, a legitimar intervenção externa ainda mais gravosa e intensa na atividade da CBF " disse o ministro.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela