Como um dólar mais alto afetaria o dia a dia
4
4
Passagens aéreas
A passagem aérea é outro item que costuma ficar mais caro com a alta da moeda americana. O combustível de aviação é dolarizado, e o valor das passagens tende a subir nesse contexto.
5
Frete mais caro
A alta do dólar impacta o custo do frete, já que o transporte depende de combustíveis. Com isso, parte do aumento no valor do frete é repassado ao valor final de diversos produtos.
6
Eletrônicos, smartphones e medicamentos
O preço de produtos importados, ou cujos componentes são importados, pode ficar mais alto. É o caso dos eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
1
Do pão francês ao macarrão
Matérias primas com preço internacional sujeito a oscilações do dólar, como soja, trigo e milho, afetam uma série de produtos, como pão francês, macarrão e biscoitos, entre outros.
2
Carnes também sofrem efeito
A pecuária depende de insumos que podem ser importados, como rações e fertilizantes, o que torna a carne mais cara quando o dólar sobe. E fica mais atraente exportar, o que reduz a oferta doméstica.
3
Gasolina e transporte público
A gasolina tem preço atrelado ao mercado internacional de petróleo, cotado em dólar. No transporte público, com alta nos combustíveis, as empresas podem repassar a pressão nos custos aos usuários.