Viernes, 08 de Noviembre de 2024

Como um dólar mais alto afetaria o dia a dia

BrasilO Globo, Brasil 7 de noviembre de 2024

4

4
Passagens aéreas
A passagem aérea é outro item que costuma ficar mais caro com a alta da moeda americana. O combustível de aviação é dolarizado, e o valor das passagens tende a subir nesse contexto.
5
Frete mais caro
A alta do dólar impacta o custo do frete, já que o transporte depende de combustíveis. Com isso, parte do aumento no valor do frete é repassado ao valor final de diversos produtos.
6
Eletrônicos, smartphones e medicamentos
O preço de produtos importados, ou cujos componentes são importados, pode ficar mais alto. É o caso dos eletrodomésticos, como geladeiras, fogões e máquinas de lavar.
1
Do pão francês ao macarrão
Matérias primas com preço internacional sujeito a oscilações do dólar, como soja, trigo e milho, afetam uma série de produtos, como pão francês, macarrão e biscoitos, entre outros.
2
Carnes também sofrem efeito
A pecuária depende de insumos que podem ser importados, como rações e fertilizantes, o que torna a carne mais cara quando o dólar sobe. E fica mais atraente exportar, o que reduz a oferta doméstica.
3
Gasolina e transporte público
A gasolina tem preço atrelado ao mercado internacional de petróleo, cotado em dólar. No transporte público, com alta nos combustíveis, as empresas podem repassar a pressão nos custos aos usuários.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela