Canadá ordena fim de operações da filial do tiktok
O governo do Canadá anunciou o encerramento das operações da filial canadense do TikTok. A ...
O governo do Canadá anunciou o encerramento das operações da filial canadense do TikTok. A medida, no entanto, não impede que os canadenses usem o popular aplicativo de vídeos curtos. O app tem sido alvo de escrutínio por ser de propriedade da gigante de tecnologia ByteDance, sediada na China.
A decisão segue revisão de segurança nacional, baseada em evidências e orientações de agências de segurança e inteligência do Canadá, segundo nota do ministro da Inovação, Ciência e Indústria, François-Philippe Champagne:
"O governo está tomando medidas para lidar com os riscos específicos de segurança nacional relacionados às operações da ByteDance no Canadá. A decisão de usar um aplicativo ou plataforma de redes sociais é uma escolha pessoal".
Em 2023, o país se juntou a aliados, incluindo os EUA e a União Europeia, proibindo o app em todos os dispositivos governamentais e iniciou uma revisão de segurança. Champagne disse que a decisão de encerrar operações da filial canadense foi tomada com base na lei que "permite revisão de investimentos estrangeiros que podem ser prejudiciais para a segurança nacional."