Sábado, 26 de Abril de 2025

Sky vai investir em internet por satélite e energia solar

BrasilO Globo, Brasil 20 de noviembre de 2024

A Sky, operada pela VRIO.Corp, quer ampliar sua atuação além da TV por assinatura via ...

A Sky, operada pela VRIO.Corp, quer ampliar sua atuação além da TV por assinatura via satélite. Presente em 99% do território brasileiro e com 4 milhões de clientes no país, a empresa vem investindo em novos serviços, que vão do setor financeiro e seguros até a venda de energia solar e a oferta de internet por satélite.
É uma estratégia para diversificar negócios e depender menos de um mercado que vem encolhendo. O número de clientes de TV por assinatura no Brasil vem caindo ano a ano com a ascensão do streaming. Passou de 10,9 milhões de usuários em setembro de 2023 para 8,6 milhões em setembro deste ano, segundo dados da consultoria Teleco com base na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). É uma queda de 21%.
Em visita ao Rio para participar do B20, evento paralelo à cúpula de chefes de Estado do G20 e que reúne representantes do setor empresarial, Dario Werthein, presidente do Grupo Werthein, que controla a VRIO.Corp, destacou que o objetivo da ampliação do plano de negócios é se antecipar às mudanças do consumidor.
" Temos planos para investir R$ 1 bilhão no Brasil até 2026, tanto na Sky, com conectividade, TV e streaming, quanto para ampliar o portfólio de negócios no Brasil, com novas marcas e empresas. Resolvemos aumentar nossa presença na América Latina, tendo o Brasil como base de expansão regional " conta Werthein, destacando que, além da Sky no Brasil, o grupo opera a Directv na América Latina, somando 10 milhões de clientes na região.
Werthein é copresidente do Grupo de Transformação Digital do B20 e apresentou, no domingo, recomendações aos líderes do G20 para reduzir a exclusão digital, aumentar a conectividade em áreas remotas e propor regulamentações para a inteligência artificial.
inclusão digital
No Brasil, a empresa se prepara entrar no mercado de internet via satélite, dominado pela Starlink, de Elon Musk. Para isso, fechou em junho parceria com a Amazon no projeto Kuiper, programa ambicioso da big tech americana para criar rede de satélites em órbita baixa (mesma tecnologia usada pela Starlink).
O projeto Kuiper planeja lançar seus primeiros satélites na Argentina em 2025 e, além do Brasil, mira outros cinco países na região: Chile, Uruguai, Peru, Equador e Colômbia. A Sky será a parceira regional.
No Brasil, a Starlink detém apenas uma fração do mercado de banda larga, com 265 mil clientes em setembro, ou 0,5% do total. Mas a empresa de Musk é a principal fornecedora de serviços de internet via satélite, com participação neste mercado de 46%.
A VRIO criou a fintech SKX, em associação com a Infratec, que tem licença do Banco Central para dar suporte a operações financeiras, como abertura de conta e acesso a cartões de crédito e débito.
" Temos planos de expansão para toda a América Latina a partir de 2025. Hoje, temos uma série de soluções para aumentar o acesso aos recursos digitais e muitos estudos sobre o assunto sendo desenvolvidos. No caso do projeto Kuiper, nosso plano é chegar a sete países da América do Sul no ano que vem. Em regiões com pouca conectividade, a TV via satélite ainda é o único meio de informação e entretenimento " ressalta Werthein.
Ele vê potencial para ampliar a inclusão digital. Lembra que, de acordo com dados do Banco Mundial, atualmente na América Latina, 220 milhões de pessoas não têm conectividade significativa:
" No Brasil, o último levantamento, de 2023, apontava que 5,9 milhões de domicílios não usavam a internet.
A diversificação no Brasil envolve a concessão de crédito para energia solar aos assinantes, por meio de parcerias com distribuidoras de eletricidade. Assim, destaca o executivo, a Sky garante o acesso à energia solar por assinatura, com descontos na conta mensal de luz e economia de até 10%.
O serviço já está disponível em Minas Gerais, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Ceará, Espírito Santo, Bahia, Goiás e Rio Grande do Sul.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela