Jueves, 28 de Mayo de 2026

Técnico do bota é o nº1 do futebol brasileiro, que tem mais estrangeiros entre os melhores

BrasilO Globo, Brasil 19 de diciembre de 2024

artur e a malta

artur e a malta
O melhor técnico do futebol brasileiro em 2024 é estrangeiro. O segundo melhor, também. E o terceiro, como os outros dois, não nasceu no Brasil. Não era inesperado que Artur Jorge, campeão da Libertadores e do Brasileirão pelo Botafogo, fosse apontado como o melhor treinador da temporada. Mas se em 2018, na primeira vez que o GLOBO publicou o seu Ranking de Treinadores, alguém dissesse que todo o pódio seria ocupado por estrangeiros, haveria quem duvidasse.
Há seis anos, em todo fim de temporada, o GLOBO publica levantamento que conta todos os jogos e campeonatos oficiais disputados por todos os treinadores que foram efetivados por um time da Série A ou B durante o ano. São avaliados, com base na dificuldade de cada partida ou o torneio (veja as regras completas de pontuação no QR code), técnicos que tenham trabalhado ao menos na metade dos meses do ano (por esse motivo Filipe Luís, que assumiu o Flamengo em outubro, está fora).
No primeiro resultado, quando Renato Gaúcho foi apontado como o melhor técnico de 2018, o estrangeiro mais bem colocado era Diego Aguirre, hoje no Peñarol-URU, que ficou em 12º lugar pelo trabalho realizado no São Paulo na época.
maioria no top-10
Seis anos depois, a realidade é completamente diferente. Os técnicos estrangeiros não só são numerosos, como são os melhores. Os portugueses Artur Jorge, do Botafogo e Abel Ferreira, do Palmeiras e o argentino Juan Pablo Vojvoda, do Fortaleza, formam o primeiro pódio 100% estrangeiro do ranking. Entre os seis primeiros colocados, só há um brasileiro: Tite, que foi demitido do Flamengo em setembro.
Pelo segundo ano consecutivo, a legião de fora do país forma maioria no top-10, com seis representantes em cada temporada. Chama a atenção que apenas Abel e Vojvoda se repetem: além dos dois, em 2023 os mais bem colocados eram Coudet (Internacional), Caixinha (Bragantino), Luís Castro (Botafogo) e Sampaoli (Flamengo).
A vitória de Artur Jorge também coloca os portugueses no domínio histórico da premiação. Venceram quatro vezes, contra apenas três dos brasileiros.
Retrato do mercado nos últimos anos no futebol brasileiro, o Ranking de Treinadores mostra que a passagem de Jorge Jesus pelo Flamengo abriu os olhos para os técnicos de fora. Eles não só vieram em quantidade, mas mostraram qualidade, assumindo as principais equipes e conquistando títulos. Para citar os dois principais, a Libertadores e o Brasileirão, vencidas pelo líder Artur Jorge em 2024, foram quatro conquistas de técnicos estrangeiros contra duas de brasileiros em cada competição desde 2019. Ou seja, oito taças em doze.
Exatamente o feito do português natural de Braga, de 52 anos, apontado pelo GLOBO como o melhor à beira do campo em 2024, com pontuação muito superior a dos rivais. Com uma carreira promissora, mas que só encontrou o futebol profissional em 2022, no Braga, e que teve o Botafogo como destino em abril deste ano, Artur Jorge dirigiu o clube por 55 jogos, sendo 31 vitórias, 15 empates e 9 derrotas.
Dos feitos mais impressionantes, o técnico, que ainda negocia se ficará no alvinegro em 2025, levou o time a uma impressionante a reta final do Brasileirão, com vitórias consecutivas contra Palmeiras, Inter e São Paulo, que deram o título nacional ao Botafogo após 29 anos. No meio disso, como se não bastasse, venceu uma final de Libertadores épica (3 a 1, contra o Atlético-MG), em que boa parte dos louros da vitória partiram de sua corajosa decisão de não mexer no time após a expulsão de Gregore, aos 40 segundos.
"Não há vitória sem coragem", costuma repetir o comandante, treinador mais vitorioso do Brasil em 2024.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela