O ginástico, no centro, vai voltar em março de 2026
No coração do Centro do Rio, na Avenida Graça Aranha, começa a ganhar forma o Novo Sesc Ginástico, ...
No coração do Centro do Rio, na Avenida Graça Aranha, começa a ganhar forma o Novo Sesc Ginástico, projeto inovador que ampliará a oferta de serviços, cultura e educação na região, que tenta se reerguer após a pandemia.
Como se sabe, o Sesc adquiriu o espaço em 2019, do histórico Clube Ginástico Português, em um negócio de mais de R$ 55 milhões só para compra do terreno. Desde então, teve início um gradual processo de recuperação das estruturas, além da demolição de áreas específicas.
Atualmente, cerca de 15% do projeto está concluído, sendo que a previsão de término é para março de 2026, devido à complexidade das intervenções. O Novo Sesc Ginástico contará, por exemplo, com uma piscina semiolímpica elevada, cinema a céu aberto, mirante, teatro e quadras esportivas (veja a reprodução em 3D).
As equipes atuam em duas frentes: nas fundações da área que receberá o novo edifício e na alvenaria, elétrica, hidráulica e revestimento do prédio atual, como é possível observar nas fotos acima.
"Temos uma expectativa muito grande sobre o novo Sesc Ginástico, porque ele atende a diversos anseios da sociedade. Os trabalhadores do Centro precisam de um espaço de descompressão; os novos moradores do bairro precisam de ambientes de lazer durante a folga; e os turistas esperam encontrar uma unidade Sesc repleta de atrações", avalia Antonio Florencio de Queiroz Junior, presidente de Sesc, Senac e Fecomércio RJ.
O Ginástico, aliás, é mais uma iniciativa alinhada ao programa Reviver Centro, que busca revitalizar a região, aumentando a população residente no bairro e diversificando a oferta de serviços.
Nelson Lima Neto