Jueves, 08 de Mayo de 2025

Voepass apresenta plano com 29 ações para voltar a voar

BrasilO Globo, Brasil 27 de marzo de 2025

Na tentativa de receber autorização para voltar a voar, a companhia aérea Voepass ...

Na tentativa de receber autorização para voltar a voar, a companhia aérea Voepass apresentou um plano corretivo à Agência Nacional de Aviação Civil com 29 medidas (Anac). Entre elas, a empresa prevê incluir aeronave reserva na malha aérea, manter estoque de reposição de peças, retreinamento presencial do efetivo de mecânicos e remanejamento de voos para permitir maior permanência dos aviões em solo para manutenção.
A empresa teve o certificado operacional suspenso pela agência em 11 de março. Entre as justificativas, a Anac alegou descumprimento de acordos firmados anteriormente para reforçar a segurança e a governança da empresa.
Para suspender a decisão, a agência exige que a companhia implemente "um programa abrangente de promoção da cultura de segurança, que inclua a conscientização dos funcionários". Após o acidente com o avião da empresa em agosto do ano passado, em Vinhedo (SP), que matou 62 pessoas, a Anac intensificou a fiscalização na Voepass.
No plano corretivo a empresa propõe acompanhamento de uma auditoria externa sobre as medidas a serem tomadas para criar uma cultura de segurança operacional.
Procurada, a Voepass informou em nota que está tomando providências para reaver o certificado operacional.
‘TRATATIVAS INTERNAS’
"A Voepass Linhas Aéreas informa que está trabalhando para retomar suas operações o mais breve possível. Desde que recebeu a notificação da Anac, a companhia iniciou as tratativas internas para demonstrar sua capacidade de garantir todos os níveis de segurança exigidos pela agência reguladora", diz a nota.
A companhia conta com uma frota de seis aeronaves e cobria 15 destinos. Com a paralisação das operações, a Anac pretendia redistribuir os slots (autorizações para pouso e decolagem) da Voepass em Guarulhos e Congonhas. Mas diante das promessas da empresa, o órgão regulador decidiu segurar, temporariamente, a redistribuição.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela