Lunes, 28 de Abril de 2025

Rio renova contrato para receber web summit até 2030

BrasilO Globo, Brasil 28 de abril de 2025

A Prefeitura do Rio fechou novo contrato com o Web Summit para garantir que o evento ...

A Prefeitura do Rio fechou novo contrato com o Web Summit para garantir que o evento internacional de inovação e tecnologia aconteça na cidade até, pelo menos, 2030. Pelo contrato original, a versão brasileira da conferência seria organizada no Rio até este ano, podendo ser prorrogada por mais três edições, até 2028.
O novo contrato " firmado entre a organização do Web Summit e a agência municipal Invest.Rio " foi anunciado ontem pelo prefeito Eduardo Paes, na cerimônia de abertura da edição de 2025. A programação vai até quarta-feira, no Riocentro (destaques no box ao lado). O acordo prevê que o Web Summit siga ocorrendo no espaço operado pela francesa GL Events, na Zona Oeste do Rio.
Estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento estima que o potencial de impacto econômico das oito edições (da primeira, em 2023, até 2030) será de R$ 1,8 bilhão. Apenas a deste ano deve movimentar R$ 170 milhões na cidade. A cifra considera a estimativa de gastos do público esperado.
A previsão para esta edição é superar 34 mil visitantes, reunindo mil startups, 600 investidores, 300 palestrantes e centenas de empresa, entre elas big techs como OpenAI, Meta e Microsoft.
Em inglês, Paes afirmou que o objetivo é "transformar o Rio na capital da inovação da América Latina". E que este evento traz novos marcos:
" Em primeiro lugar, este grande anúncio: mais cinco edições do Web Summit. Isso mostra que queremos todos aqui no Rio. Todo mundo no Rio. Queremos impulsionar a revolução da IA e garantir que ela sirva bem ao público " disse. " É por isso que, hoje, também estou feliz em anunciar que construiremos a ‘Rio AI City’. O maior hub de data centers da América Latina e um dos maiores do mundo.
polo na barra da tijuca
O projeto Rio AI City inclui um campus de inteligência artificial (IA) de 1,8 gigawatts (GW) até 2027, alcançando 3 GW até 2032, abastecido por energia limpa e com fornecimento "ilimitado de água". Ele ficará no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, informou a Prefeitura.
" É algo nunca visto antes. Vai posicionar o Rio entre os dez players globais em infraestrutura de tecnologia, apoiando de forma direta a inovação por IA, enquanto protege nosso planeta " afirmou Paes.
O projeto será conectado ao Porto Maravilha. O objetivo é apoiar a inovação impulsionada por inteligência artificial na cidade.
Paddy Cosgrove, CEO do Web Summit, frisou que o encontro de tecnologia e inovação " realizado em também no Qatar, em Lisboa e Vancouver, é mais do que um evento:
" É parceria de longo prazo que visa criar um impacto duradouro em qualquer uma das cidades-sede com as quais temos a sorte de fazer parceria. Estamos ansiosos para continuar essa jornada com o Rio.
A cobertura do Web Summit Rio 2025 na Editora Globo é apresentada pela Vale, com apoio do Itaú BBA. (*Especial para O GLOBO)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela