Rio renova contrato para receber web summit até 2030
A Prefeitura do Rio fechou novo contrato com o Web Summit para garantir que o evento ...
A Prefeitura do Rio fechou novo contrato com o Web Summit para garantir que o evento internacional de inovação e tecnologia aconteça na cidade até, pelo menos, 2030. Pelo contrato original, a versão brasileira da conferência seria organizada no Rio até este ano, podendo ser prorrogada por mais três edições, até 2028.
O novo contrato " firmado entre a organização do Web Summit e a agência municipal Invest.Rio " foi anunciado ontem pelo prefeito Eduardo Paes, na cerimônia de abertura da edição de 2025. A programação vai até quarta-feira, no Riocentro (destaques no box ao lado). O acordo prevê que o Web Summit siga ocorrendo no espaço operado pela francesa GL Events, na Zona Oeste do Rio.
Estudo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento estima que o potencial de impacto econômico das oito edições (da primeira, em 2023, até 2030) será de R$ 1,8 bilhão. Apenas a deste ano deve movimentar R$ 170 milhões na cidade. A cifra considera a estimativa de gastos do público esperado.
A previsão para esta edição é superar 34 mil visitantes, reunindo mil startups, 600 investidores, 300 palestrantes e centenas de empresa, entre elas big techs como OpenAI, Meta e Microsoft.
Em inglês, Paes afirmou que o objetivo é "transformar o Rio na capital da inovação da América Latina". E que este evento traz novos marcos:
" Em primeiro lugar, este grande anúncio: mais cinco edições do Web Summit. Isso mostra que queremos todos aqui no Rio. Todo mundo no Rio. Queremos impulsionar a revolução da IA e garantir que ela sirva bem ao público " disse. " É por isso que, hoje, também estou feliz em anunciar que construiremos a ‘Rio AI City’. O maior hub de data centers da América Latina e um dos maiores do mundo.
polo na barra da tijuca
O projeto Rio AI City inclui um campus de inteligência artificial (IA) de 1,8 gigawatts (GW) até 2027, alcançando 3 GW até 2032, abastecido por energia limpa e com fornecimento "ilimitado de água". Ele ficará no Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, informou a Prefeitura.
" É algo nunca visto antes. Vai posicionar o Rio entre os dez players globais em infraestrutura de tecnologia, apoiando de forma direta a inovação por IA, enquanto protege nosso planeta " afirmou Paes.
O projeto será conectado ao Porto Maravilha. O objetivo é apoiar a inovação impulsionada por inteligência artificial na cidade.
Paddy Cosgrove, CEO do Web Summit, frisou que o encontro de tecnologia e inovação " realizado em também no Qatar, em Lisboa e Vancouver, é mais do que um evento:
" É parceria de longo prazo que visa criar um impacto duradouro em qualquer uma das cidades-sede com as quais temos a sorte de fazer parceria. Estamos ansiosos para continuar essa jornada com o Rio.
A cobertura do Web Summit Rio 2025 na Editora Globo é apresentada pela Vale, com apoio do Itaú BBA. (*Especial para O GLOBO)