Viernes, 16 de Mayo de 2025

Anatel e ancine fecham acordo para fortalecer combate a sites e apps piratas

BrasilO Globo, Brasil 16 de mayo de 2025

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) ...

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Agência Nacional do Cinema (Ancine) assinaram ontem um acordo de cooperação técnica para fortalecer o combate à pirataria de filmes, séries, eventos esportivos e outros conteúdos audiovisuais.
Com o acerto, a Ancine poderá determinar que os prestadores de serviço de internet bloqueiem o acesso a sites e aplicativos que abriguem conteúdo audiovisual pirata. A Anatel será responsável por coordenar os bloqueios junto aos provedores de internet.
" A parceria é justamente para que a Ancine identifique esses sites, esses aplicativos, nos informe, para que a gente vá lá e bloqueie. Não por uma questão de prestação clandestina de telecomunicações, mas por infração de direitos autorais dessas obras " disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
O presidente da Ancine, Alex Braga, lembrou que a pirataria prejudica a indústria audiovisual brasileira, pois desestimula investimentos no setor. E disse que a articulação entre as duas agências tornará "a repressão à pirataria uma prática constante e dinâmica".
Segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria e a Ilegalidade, crimes como contrabando, falsificação e pirataria causaram prejuízo de R$ 468,3 bilhões em 2024, considerando 15 setores da economia brasileira. Só no audiovisual foram R$ 4 bilhões.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela