Miércoles, 28 de Mayo de 2025

Anatel apreende eletrônicos não homologados em depósitos de e-commerce

BrasilO Globo, Brasil 27 de mayo de 2025

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou ontem operação para apreender ...

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizou ontem operação para apreender aparelhos eletrônicos não regularizados pela agência. A ação mirou os centros de distribuição de Mercado Livre, Amazon e Shopee. Foram apreendidos aparelhos não homologados, como rádios, drones e celulares.
Foram alvo depósitos das empresas em Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia e Rio de Janeiro.
Em nota, a Amazon afirmou que combate a venda de aparelhos celulares não homologados em seu marketplace. "Desde 2023, mantemos comunicação e colaboração contínua com a Anatel, priorizando o interesse do consumidor brasileiro. Afirmamos que não recebemos nenhuma notificação oficial de multas da Anatel à Amazon sobre o tema", completa a assessoria da empresa.
Procuradas, Shopee e Mercado Livre não responderam até o fechamento desta edição.
A iniciativa integra o Plano de Ação de Combate à Pirataria (PACP), que busca intensificar o combate à venda de produtos de telecomunicações não homologados em marketplaces. Segundo o conselheiro da Anatel e líder das ações de combate à pirataria, Alexandre Freire, "apesar de todo o esforço para o diálogo, reconhece-se (...) a necessidade de intensificar as ações da Anatel junto aos marketplaces". Ele destacou que eles não estão isentos de responsabilidade em adotar medidas efetivas para combater o problema.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela