Sábado, 19 de Julio de 2025

Inss: 582 mil já aderiram ao acordo sobre descontos indevidos

BrasilO Globo, Brasil 19 de julio de 2025

O acordo para ressarcimento de descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do ...

O acordo para ressarcimento de descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas do INSS entrou em vigor há uma semana e já conta com a adesão de 582 mil aposentados e pensionistas, que poderão receber a devolução dos valores sem precisar recorrer à Justiça. O número representa 30,4% do total de 1,9 milhão de beneficiários aptos a assinar a adesão.
De acordo com dados do INSS, o estado com mais adesões na última semana foi São Paulo (114.599 adesões), seguido de Minas Gerais (57.318), Bahia (55.786) e Rio de Janeiro (55.080). Também se destacaram estados como Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio Grande do Sul, que apresentam percentuais de adesão acima de 31%.
O pagamento dos ressarcimentos começa na próxima quinta-feira, dia 24.
Segundo o INSS, 100 mil beneficiários por dia vão receber a devolução, até que todos os casos sejam concluídos. O valor será pago em parcela única, atualizado monetariamente com base no IPCA, desde a data de cada desconto até sua inclusão na folha de pagamento.
O acordo permite que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos entre março de 2020 e março de 2025 recebam o valor de volta. Basta aderir à proposta pelo aplicativo Meu INSS ou presencialmente nas agências dos Correios. A adesão é gratuita e sem envio de documentos adicionais. O prazo para contestar os descontos irregulares termina em 14 de novembro.
Até o momento, o INSS recebeu 3,8 milhões de contestações (97,4% dos pedidos abertos). Cerca de 3 milhões dos casos (81%) ficaram sem resposta das entidades associativas.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela