Azul deixa de voar para 14 municípios do país
A Azul encerrou as operações em 14 cidades no país, a maior parte delas no Nordeste, por ...
A Azul encerrou as operações em 14 cidades no país, a maior parte delas no Nordeste, por considerar que as rotas não eram lucrativas. Com isso, 13 desses municípios ficarão sem qualquer opção de voos comerciais, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A decisão da empresa, que passa por um processo de recuperação judicial nos Estados Unidos (o chamado Chapter 11), decorreu de uma "reavaliação de suas operações", ajustando-as conforme a oferta e demanda de passageiros, como informou em comunicado.
O encerramento das operações foi gradual: começou em janeiro e foi finalizado em junho. Algumas dessas rotas eram operadas pela subsidiária Azul Conecta, que realiza os voos em monomotores com capacidade para até nove passageiros. A maioria das operações, no entanto, usava aeronaves ATR, bimotores com capacidade para até 70 passageiros.
SIMPLIFICAÇÃO DA MALHA
Deixarão de ter voos da Azul Campos dos Goytacazes (RJ); Crateús, São Benedito, Sobral e Iguatu (CE); São Raimundo Nonato e Parnaíba (PI); Mossoró (RN); Barreirinha (MA); Três Lagoas (MS); Rio Verde (GO); Ponta Grossa (PR); Correia Pinto e Jaguaruna, a única servida por outra empresa (SC).
A Azul afirmou ainda que está otimizando as rotas operadas atualmente, de forma gradativa, em um processo que chamou de "adequação da malha". Segundo a empresa, uma série de fatores levou a essa revisão, como o aumento dos custos operacionais, a alta do câmbio e a disponibilidade de frota. Para Cleveland Prates, ex-conselheiro do Cade e professor da FGV Law, a saída dessas cidades é um movimento normal diante da recuperação judicial e necessidade de maior rentabilidade:
" São cidades menores, em que ela utiliza aeronaves com tamanhos menores e, eventualmente, com custo operacional maior. Quando você entra numa recuperação, tem que gerar capacidade operacional para pagar a dívida. E a Azul deve ter pensado: agregar essas rotas não traz tanta gente na malha viária total e eu carrego um custo que não vale a pena.
A Azul estima encerrar o ano com uma redução de 22% em suas rotas, para 258.