Viernes, 15 de Agosto de 2025

Disputa chinesa no delivery: keeta processa 99food no país

BrasilO Globo, Brasil 15 de agosto de 2025

A Keeta, subsidiária brasileira da gigante mundial chinesa de delivery Meituan, entrou ontem com ...

A Keeta, subsidiária brasileira da gigante mundial chinesa de delivery Meituan, entrou ontem com uma ação na Justiça de São Paulo acusando a também rival chinesa 99Food de bloquear sua entrada no mercado de entregas. A ação acontece em um momento em que a Keeta está em fase de preparação para iniciar suas operações no Brasil até o fim deste ano. A 99Food, por sua vez, acabou de anunciar sua volta ao segmento, depois de ter encerrado as operações no mercado brasileiro em 2023.
No processo, ao qual O GLOBO teve acesso, a Keeta diz que a 99Food estaria celebrando contratos com redes de restaurantes prevendo a proibição de sua contratação, o que ela chama de cláusula de banimento.
oferta de R$ 900 milhões
A Keeta diz que já tem indicações de que cerca de 100 estabelecimentos foram abordados pela 99Food, que ofereceu R$ 900 milhões para que as restrições fossem aceitas.
A Keeta explica no processo que o restaurante parceiro da 99Food, durante a vigência do contrato, não pode celebrar, direta ou indiretamente, "qualquer tipo de relação comercial, contratual ou institucional com empresas pertencentes ao grupo econômico da Keeta (grupo Meituan)".
No processo, a Keeta diz que espera ter 1.500 funcionários e já tem cadastrados mais de 100 mil entregadores dos quais quase 40 mil estão em São Paulo. No mercado chinês, por exemplo, a Keeta é conhecida pelo uso de drones durante as entregas. A empresa tem ainda presença no Oriente Médio.
A Keeta lembra que a cláusula da 99Food não se aplica ao iFood, empresa líder do segmento. "É de amplo conhecimento que o iFood mantém contratos de exclusividade com alguns restaurantes e redes de restaurantes. Assim, para aqueles estabelecimentos que não estão vinculados por exclusividade ao iFood, a 99Food simplesmente os proíbe de firmar parceria com a Keeta, fechando efetivamente o mercado brasileiro para novos entrantes e permitindo que apenas dois concorrentes operem: iFood e 99Food", explica a Keeta.
A ação da Keeta, representada pelo escritório TozziniFreire, menciona ainda que a 99Food estaria fazendo o mesmo com a Rappi.
No último dia 8 de agosto, a empresa já havia entrado com um pedido liminar na Justiça de São Paulo pedindo que a 99Food parasse de usar seu nome para pesquisas de entregas no Google. Segundo o processo, a Keeta explica que o Google oferece um serviço de publicidade denominado "Google Ads", por meio do qual empresas podem contratar palavras-chave específicas para que seus anúncios apareçam em destaque quando essas expressões forem buscadas pelos usuário.
busca keeta, encontra 99
Assim, de acordo com a companhia, sempre que o usuário procura algo sobre a palavra "keeta" só encontra anúncios da 99Food. Para a Keeta, a 99 quer ampliar seu próprio alcance e enfraquecer a concorrência. A Keeta diz que a suposta prática gera confusão entre os consumidores e parceiros comerciais.
A Keeta afirma ainda que "desde que tomou ciência dos planos de ingresso da Keeta no mercado brasileiro, a 99Food passou a empregar estratégia ardilosa para boicotar o lançamento da sua concorrente chinesa no Brasil".
Procurado, a 99Food não comentou.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela