Domingo, 24 de Agosto de 2025

Barra olímpica: novo bairro agita o mercado imobiliário

BrasilO Globo, Brasil 24 de agosto de 2025

Criada oficialmente em maio do ano passado como área estratégica para a expansão da ...

Criada oficialmente em maio do ano passado como área estratégica para a expansão da cidade, a Barra Olímpica caiu nas graças do mercado imo-biliário carioca. O novo bairro engloba áreas antes pertencentes à Barra da Tijuca, ao Camorim e a Jacarepaguá e inclui em seus domínios o Riocentro e o Parque Olímpico, entre outros equipamentos públicos, além de sediar o bairro planejado Ilha Pura, que foi a Vila dos Atletas durante a Olimpíada do Rio, em 2016.
A região reúne atributos únicos que a tornam uma das mais promissoras do Rio: localização estratégica, próxima às principais vias de acesso às demais regiões da cidade, à praia e à natureza, o que proporciona qualidade de vida e praticidade.
A aposta do BTG Pactual na Barra Olímpica, ao adquirir em agosto de 2024 o empreendimento Ilha Pura, é um termômetro da promessa imobiliária da região. Para Michel Wurman, sócio responsável pela área de Real Estate do banco, a oficialização do bairro representa o reconhecimento de uma transformação urbana iniciada há cerca de uma década.
O BTG se prepara agora para lançar o sexto condomínio da Ilha Pura, o Oro Ilha Pura by Ornare, que chega ao mercado com a proposta de oferecer sofisticação, design e inovação, conceitos alinhados ao novo momento da região.
" A oficialização da Barra Olímpica como bairro é o reconhecimento de uma transformação urbana que ganhou força com o desenvolvimento da Ilha Pura. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa história e de colaborar com o crescimento ordenado e vibrante da Barra Olímpica " pontua Wurman.
FATORES ÚNICOS
A Construtora Calper tam- bém aposta suas fichas na região, onde já lançou o Villas da Barra, o Etehe, o Murano e o Cidade Arte, um bairro planejado com cerca de 4,2 mil unidades, quatro mil delas já vendidas. Na avaliação de Niceli Maini, diretora da Calper, o sucesso da Barra Olímpica deve-se à combinação de fatores únicos.
" A região conta com infraestrutura moderna e consolidada de comércio, serviços, hospitais, shopping centers e espaços para eventos de grande porte, além de ampla mobilidade " enumera Niceli.
Já a Riva marca presença no novo bairro com quatro empreendimentos que somam cerca de 1,54 mil unidades. Um deles é o Marine Barra Residence, com apartamentos de dois e três quartos e lazer completo. O gerente Comer-cial Rodrigo Sasportes explica que a escolha da Barra Olímpica se deu pelo fato de ser uma das regiões que mais crescem no Rio, fruto dos investimentos em infraestrutura, mobilidade e qualidade urbana.
" É um bairro planejado, com vias largas, acesso facilitado, proximidade a equipamentos esportivos, locais culturais e de lazer, além de estar cercado por áreas verdes e praias lindas e com uma oferta completa de comércio e serviços " explica Sasportes.
A infraestrutura é um dos principais argumentos para vender uma unidade na área, tanto para investidor quanto para quem pretende morar, como destaca Paulo Nunes, diretor-geral e Comercial da Lopes Rio. Segundo ele, a localização tornou a área um vetor de crescimento importante: foram mais de duas mil unidades lançadas neste ano e ainda há previsão de mais R$ 1 bilhão em lançamentos no segundo semestre.
" No novo bairro, há dois tipos de produtos: os condomínios-clube, que atraem moradores de outras regiões e jovens casais, e os estúdios e unidades de quarto e sala, preferidos pelos investidores que buscam locações de curta temporada, aproveitando esse viés de eventos da região " conclui Nunes.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela