Barra olímpica: novo bairro agita o mercado imobiliário
Criada oficialmente em maio do ano passado como área estratégica para a expansão da ...
Criada oficialmente em maio do ano passado como área estratégica para a expansão da cidade, a Barra Olímpica caiu nas graças do mercado imo-biliário carioca. O novo bairro engloba áreas antes pertencentes à Barra da Tijuca, ao Camorim e a Jacarepaguá e inclui em seus domínios o Riocentro e o Parque Olímpico, entre outros equipamentos públicos, além de sediar o bairro planejado Ilha Pura, que foi a Vila dos Atletas durante a Olimpíada do Rio, em 2016.
A região reúne atributos únicos que a tornam uma das mais promissoras do Rio: localização estratégica, próxima às principais vias de acesso às demais regiões da cidade, à praia e à natureza, o que proporciona qualidade de vida e praticidade.
A aposta do BTG Pactual na Barra Olímpica, ao adquirir em agosto de 2024 o empreendimento Ilha Pura, é um termômetro da promessa imobiliária da região. Para Michel Wurman, sócio responsável pela área de Real Estate do banco, a oficialização do bairro representa o reconhecimento de uma transformação urbana iniciada há cerca de uma década.
O BTG se prepara agora para lançar o sexto condomínio da Ilha Pura, o Oro Ilha Pura by Ornare, que chega ao mercado com a proposta de oferecer sofisticação, design e inovação, conceitos alinhados ao novo momento da região.
" A oficialização da Barra Olímpica como bairro é o reconhecimento de uma transformação urbana que ganhou força com o desenvolvimento da Ilha Pura. Estamos orgulhosos de fazer parte dessa história e de colaborar com o crescimento ordenado e vibrante da Barra Olímpica " pontua Wurman.
FATORES ÚNICOS
A Construtora Calper tam- bém aposta suas fichas na região, onde já lançou o Villas da Barra, o Etehe, o Murano e o Cidade Arte, um bairro planejado com cerca de 4,2 mil unidades, quatro mil delas já vendidas. Na avaliação de Niceli Maini, diretora da Calper, o sucesso da Barra Olímpica deve-se à combinação de fatores únicos.
" A região conta com infraestrutura moderna e consolidada de comércio, serviços, hospitais, shopping centers e espaços para eventos de grande porte, além de ampla mobilidade " enumera Niceli.
Já a Riva marca presença no novo bairro com quatro empreendimentos que somam cerca de 1,54 mil unidades. Um deles é o Marine Barra Residence, com apartamentos de dois e três quartos e lazer completo. O gerente Comer-cial Rodrigo Sasportes explica que a escolha da Barra Olímpica se deu pelo fato de ser uma das regiões que mais crescem no Rio, fruto dos investimentos em infraestrutura, mobilidade e qualidade urbana.
" É um bairro planejado, com vias largas, acesso facilitado, proximidade a equipamentos esportivos, locais culturais e de lazer, além de estar cercado por áreas verdes e praias lindas e com uma oferta completa de comércio e serviços " explica Sasportes.
A infraestrutura é um dos principais argumentos para vender uma unidade na área, tanto para investidor quanto para quem pretende morar, como destaca Paulo Nunes, diretor-geral e Comercial da Lopes Rio. Segundo ele, a localização tornou a área um vetor de crescimento importante: foram mais de duas mil unidades lançadas neste ano e ainda há previsão de mais R$ 1 bilhão em lançamentos no segundo semestre.
" No novo bairro, há dois tipos de produtos: os condomínios-clube, que atraem moradores de outras regiões e jovens casais, e os estúdios e unidades de quarto e sala, preferidos pelos investidores que buscam locações de curta temporada, aproveitando esse viés de eventos da região " conclui Nunes.