Miércoles, 15 de Octubre de 2025

Ibama e petrobras farão reunião sobre margem equatorial

BrasilO Globo, Brasil 15 de octubre de 2025

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse ontem que o Ibama marcou uma reunião ...

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, disse ontem que o Ibama marcou uma reunião para amanhã a fim de discutir o pedido de perfuração do primeiro poço na Bacia da Foz do Amazonas, na Margem Equatorial. A executiva afirmou que o pedido foi feito ontem.
Em apresentação em evento da Firjan, Magda voltou a defender a produção na Margem Equatorial. A estatal aguarda decisão final do Ibama para iniciar a perfuração do primeiro poço exploratório na região:
" Não é incompatível querer desenvolver a Margem Equatorial brasileira no momento em que estamos fazendo a COP30. Se a gente quer viver melhor pela questão do clima, a gente quer também bem-estar social.
Magda disse que esperava que a licença para o início da operação já tivesse sido aprovada. A preocupação é o dia 21, que é o limite do contrato da sonda. Ela diz que se não for possível começar a perfurar até o dia 21, a sonda pode ser retirada da locação e, se isso ocorrer e for substituída por outra sonda no futuro, o processo de licenciamento começa todo do zero.
Ela espera que tudo seja resolvido na reunião, com a autorização emitida pelo instituto para o início da perfuração:
" A sonda está na locação e a broca apontada na direção do poço.
Em 24 de setembro, o Ibama pediu à Petrobras alguns "pontos de atenção e de melhoria" para liberar a licença após aprovar a Avaliação Pré-Operacional (APO). O instituto pediu que a estatal explique por que o posicionamento das embarcações para o procedimento diverge do apresentado em estudo prévio.
" A gente foi pega de surpresa no primeiro pedido de ajuste após a APO, que dirá no segundo " disse Magda, quando perguntada sobre o novo pedido do Ibama, após a solenidade na Firjan.
Mais cedo, durante o evento, Magda destacou o amplo escopo de atuação do Ibama:
" O Ibama não é tão ruim assim. Eles cuidam de petróleo, mineração, energia elétrica, formiga, perereca, caramujo. O escopo do Ibama é imenso. Tanto quanto a Petrobras, precisam prestar atenção nos processos, pois a demanda pode mudar. Precisa de anuência para cada abertura de válvula? É uma instituição com tanta demanda que talvez a principal coisa seja fazer como na Petrobras: uma discussão sobre o que é bom e o que é essencial fazer. Estamos priorizando o essencial e deixando o que é bom para a página dois.
Magda lembrou que, entre a diária da sonda e o custo para fazê-la funcionar, as despesas são R$ 4,2 milhões por dia.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela