Viernes, 07 de Noviembre de 2025

Google: 40% pretendem gastar mais este ano

BrasilO Globo, Brasil 7 de noviembre de 2025

Este ano, 40% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday do que em 2024, aponta ...

Este ano, 40% dos brasileiros pretendem gastar mais na Black Friday do que em 2024, aponta pesquisa realizada pelo Google em outubro com 2 mil pessoas. Além disso, 38% planejam comprar mais itens que no ano passado e, em média, investir em seis categorias de produtos, o que quebra a tendência de compras mais seletivas com a chegada da data.
Mais da metade dos entrevistados (59%) disseram considerar adiantar pelo menos parte das compras a partir de outubro, e 35% já se declaram "ativamente caçando ofertas". O percentual de pessoas que pretendem aproveitar a data (60%) se mantém estável em relação à primeira rodada do estudo, feita em julho " quando 48% já tinham uma lista de compras, reforçando a consolidação da Black Friday no calendário do varejo.
Gleidys Salvanha, diretora-geral de Varejo e Tech do Google Brasil, observa que o varejo tem se preparado de forma mais intensa para a data, inclusive com uso de ferramentas com inteligência artificial (IA).
Quatro das categorias mais citadas para compra são itens de uso pessoal: celulares (79%), perfumes (79%), roupas e acessórios (78%), e calçados (78%). A lista de itens mais desejados inclui ainda airfryer (51%) e micro-ondas (43%).
Segundo Gleidys, a estratégia dos consumidores mudou, passando de uma simples pesquisa por produtos para a chamada "busca longa":
" As pessoas não colocam mais uma palavra-chave. Elas colocam uma frase inteira ou uma necessidade. Não é mais sobre a busca por um produto. O comprador não busca mais um colchão, mas fala que sente dor nas costas e que não dorme bem. Essas buscas longas trazem mais oportunidade para os lojistas.
Em 2026, diz Gleidys, a Black Friday deve ser impactada pelos agentes de IA, que automatizam tarefas de busca e compra para os usuários:
" Os agentes estão chegando. Alguns clientes já estão testando, mas é algo que vamos ver mais no ano que vem.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela