Globo rural premiará as melhores do agronegócio
A Globo Rural revelará, na próxima segunda-feira, em São Paulo, as grandes vencedoras do ...
A Globo Rural revelará, na próxima segunda-feira, em São Paulo, as grandes vencedoras do Melhores do Agronegócio 2025, a mais tradicional e importante premiação empresarial do setor no Brasil.
Em sua 21ª edição, o prêmio avaliou mais de 580 empresas que atuam no setor e somaram receita bruta de R$ 2,5 trilhões em 2024, um aumento de 55% em relação ao ano anterior. O grande salto é justificado pela criação de novas categorias e entrada de empresas que até então não faziam parte do ranking, além do aumento da receita das companhias já incluídas. Outra explicação para o crescimento anual se deve a um ajuste na metodologia de avaliação, que a partir deste ano passa a considerar a operação integral e balanços financeiros de grandes grupos econômicos, não mais em uma de suas atividades apenas.
QUATRO PRÊMIOS ESPECIAIS
A metodologia de avaliação é aplicada pela equipe de técnicos da Serasa Experian, parceira da iniciativa e responsável pela coleta, processamento e análise das informações. Ao todo, o prêmio reconhece as melhores em 21 categorias, entre elas: alimentos e bebidas, cooperativas, indústria de soja e óleos, produção agropecuária, reflorestamento, máquinas e equipamentos, defensivos agrícolas, sementes e serviços agropecuários. Já as novas categorias incluem proteína animal e transporte e logística.
O evento vai premiar a maior empresa entre as 500 do ranking e entregar outros quatro prêmios especiais: a melhor entre pequenas e médias, a mais sustentável, o melhor grupo econômico e a campeã das campeãs.
Os prêmios especiais contaram com a avaliação de uma comissão julgadora externa, convidada a avaliar os dados das finalistas. Fizeram parte da banca o economista José Mendonça de Barros, sócio da MB Associados; Zeina Latif, economista e colunista do GLOBO; Gislaine Balbinot, diretora executiva da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag); Douglas Wegner, professor da Fundação Dom Cabral; e Fabiano Guasti Lima, professor da USP.
" A premiação mantém a tradição de um escrutínio criterioso para apontar, de fato, os melhores. Além do reconhecimento, o objetivo é inspirar o setor e fomentar um legado positivo para a economia, o meio ambiente e milhares de pessoas que fazem dessas empresas uma potência nacional, muitas com atuação no exterior " explica Cassiano Ribeiro, head da Globo Rural e comentarista da Rádio CBN.
O evento de anúncio das campeãs também apresentará a nova edição do Anuário do Agronegócio, que divulgará os rankings e indicadores financeiros das 500 maiores companhias do agro nacional.