Entidade alerta para golpes e diz que não autoriza intermediários
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) alertou ontem que nenhuma instituição está autorizada ...
O Fundo Garantidor de Créditos (FGC) alertou ontem que nenhuma instituição está autorizada a intermediar ou propor qualquer tipo de "negociação" para recebimento de valores relativos a investimentos garantidos, como os Certificados de Depósito Bancário (CDBs) do Banco Master, liquidado ontem.
Os clientes podem pedir o ressarcimento diretamente ao FGC. Este garante valores depositados ou investidos em determinadas aplicações de até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ.
O FGC fez o alerta porque ontem mesmo começaram a circular nas redes sociais anúncios de profissionais se apresentando como intermediários capazes de resgatar recursos aplicados no Master.
A direção do FGC identificou nas redes mensagens em que uma instituição sem nome, com página na internet, oferece pagamento adiantado para quem tem CDBs do Master. As mensagens dizem que é possível vender os direitos sobre os créditos para receber o dinheiro de forma imediata, "sem risco de calote". No site indicado nas mensagens, não há qualquer informação sobre quem está por trás, nem registro de pessoa jurídica ou vínculo com alguma associação.
Mas há um formulário que pede dados sensíveis, como valor do investimento, e-mail e celular. O FGC recomenda que os clientes do Master não compartilhem seus dados e desconfiem de quem se apresentar como intermediário.
Veja acima o passo a passo para pedir o ressarcimento dos valores no FGC. (Paulo Renato Nepomuceno)