Internacional foge do rebaixamento no sufoco
Com o cronômetro na marca dos 31 minutos do segundo tempo, Alan Patrick respirou fundo e partiu em ...
Com o cronômetro na marca dos 31 minutos do segundo tempo, Alan Patrick respirou fundo e partiu em direção à bola. Com uma cobrança rasteira no canto esquerdo do goleiro, ele marcou, de pênalti, o segundo gol do Internacional, que deu um respiro ao time na sua luta para garantir, na última rodada do Brasileiro, a permanência na Série A. A partida terminou com 3 a 1 no marcador e foi o suficiente para o Colorado superar Ceará e Fortaleza por um ponto e escapar da degola.
Abel Braga, que deixou a aposentadoria de treinador para assumir o time nos últimos dois jogos do campeonato, foi abraçado por jogadores e dirigentes e ovacionado pela torcida. Segundo ele, evitar o rebaixamento foi um feito maior do que a conquista do Mundial de Clubes de 2006 contra o Barcelona, no Japão.
" Lá, se eu fosse vice, seria o segundo maior time do mundo. Só que a obrigação era do outro. Hoje foi muito mais importante. Ajudei a salvar o Inter do rebaixamento " disse Abel, de 73 anos, visivelmente emocionado.
A missão do time gaúcho não era fácil. Afinal, não bastava vencer: seus rivais diretos precisavam perder. E tudo deu certo. No Beira-Rio, Gabriel Mercado e Carbonero marcaram os outros gols dos donos da casa " Jhon Jhon descontou para o Bragantino. No Nilton Santos, o Fortaleza, que vinha de uma arrancada impressionante sob o comando de Martín Palermo, foi goleado pelo Botafogo (4 a 2). Até a partida de ontem, a sequência da equipe cearense era de nove jogos de invencibilidade, com quatro vitórias consecutivas nas últimas rodadas.
O Ceará começou a rodada dependendo apenas de seu próprio desempenho para se livrar do rebaixamento, mas não só perdeu como foi prejudicado pelo resultado de Inter e Vitória. Jogando em casa, o time até saiu na frente, mas sofreu a virada do Palmeiras, que mesmo jogando com um time praticamente de reservas, venceu por 3 a 1.
Com as derrotas, o Ceará terminou em 17º, empatado em pontos com o Fortaleza (18º), e volta à Série B depois de sua passagem relâmpago pela primeira divisão.
No Barradão, a expectativa era alta para o Vitória, tanto que o juiz Wilton Pereira Sampaio iniciou a partida antes do previsto " todos os jogos deveriam começar no mesmo momento " e precisou reiniciar a saída de bola. O time baiano começou a rodada dentro do Z4, mas venceu o São Paulo por um 1 a 0, com gol de Gabriel Baralhas, aos 23 minutos da segunda etapa, e pulou para a 15ª colocação, escapando da degola. A equipe vai para a terceira temporada seguida na elite do futebol nacional.
Em 2026 , dois do nordeste
O Sport, que já estava rebaixado com cinco rodadas de antecedência, foi goleado pelo Grêmio por 5 a 0 na Ilha do Retiro " em 38 rodadas, o time só somou 17 pontos, com duas vitórias. Também já rebaixado, o Juventude empatou em 1 a 1 com o Corinthians na Neo Química Arena.
Após um ano em que o o Nordeste contou com cinco clubes na elite do futebol brasileiro, o cenário será bem diferente em 2026: apenas Bahia e Vitória continuam na primeira divisão.
O Santos, por sua vez, que teve uma campanha de altos e baixos e flertou com o rebaixamento ao longo do campeonato, derrotou o Cruzeiro por 3 a 0 na Vila Belmiro e terminou em 12º, garantindo uma vaga na Sul-Americana.