Lunes, 08 de Diciembre de 2025

Norris controla os nervos e é campeão mundial da fórmula 1

BrasilO Globo, Brasil 8 de diciembre de 2025

As sete vitórias na temporada e o pódio no GP de Abu Dhabi, no Circuito Yas Marina, deram ...

As sete vitórias na temporada e o pódio no GP de Abu Dhabi, no Circuito Yas Marina, deram os pontos necessários para Lando Norris se tornar o 35º campeão mundial da Fórmula 1 " o 11º britânico. Porém, o principal responsável pelo título do piloto da McLaren foi o controle mental. Por diversas vezes, Norris admitiu uma pressão excessiva sobre si ao longo da temporada, o que resultou em resultados ruins. Mas, ontem, ele soube manter a calma para cruzar a linha de chegada em terceiro lugar, o suficiente para levar o troféu para casa.
A corrida foi vencida por Max Verstappen, da RBR, seguido por Oscar Piastri (companheiro de Norris na McLaren), que também tinham chances de título, mas dependiam de algumas combinações de resultados.
" Encontrei um bom ritmo com o carro no meio da temporada e sinto que consegui encontrar confiança em mim mesmo, na minha capacidade não só de vencer corridas, mas de lutar por um campeonato mundial " admitiu Norris.
Desde a pré-temporada, era dado como certo que a McLaren teria os dois melhores carros do grid. Norris confirmou a impressão no primeiro GP do ano, com a vitória na Austrália. Mas ele viu o companheiro Oscar Piastri tomar a dianteira nas corridas seguintes e se desestabilizou emocionalmente. Em tese, ele era o piloto mais experiente da equipe, onde estreou em 2019, e o favorito a impedir o pentacampeonato de Max Verstappen, que recebeu uma instável versão da RBR para este ano.
Sorte de Norris que o CEO da McLaren, Zak Brown, e o chefe da equipe, Andrea Stella, garantiram desde o início do ano que não dariam preferência a nenhum de seus pilotos e a briga estaria aberta até o fim. E assim foi feito.
" Especialmente no início, houve muita coisa com a qual lutei, e perdi um pouco da confiança no começo da temporada. Foi bom provar que eu estava errado de certa forma, começando pela classificação em Mônaco e alguns momentos depois disso. Na segunda metade da temporada consegui realmente mostrar a mim mesmo o que eu podia fazer, do que era capaz " relembrou o piloto britânico.
Corrida controlada
Retomada a confiança, Norris voltou a vencer, recuperou a liderança na reta final, mas viu o melhor piloto da atualidade, Max Verstappen, reduzir a diferença a cada Grande Prêmio. Tanto que os três pilotos chegaram a Abu Dhabi com chances de título. Mas só o britânico dependia apenas de si.
Ciente disso, fez um corrida segura. Verstappen largou na pole e manteve sua posição até o fim. Piastri tomou o segundo lugar de Norris logo no início. Não era motivo de preocupação, pois ele precisava apenas chegar ao pódio. Os adversários estavam sob controle. Assim como os nervos.
" Só de compartilhar a pista e lutar contra outro campeão mundial como ele (Verstappen), e contra o Oscar também, eu realmente aproveitei esta temporada. Por mais que eles tenham tornado minha vida um inferno muitas vezes, esses foram os momentos de que eu quase mais gostei " confessou o campeão.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela