Norris controla os nervos e é campeão mundial da fórmula 1
As sete vitórias na temporada e o pódio no GP de Abu Dhabi, no Circuito Yas Marina, deram ...
As sete vitórias na temporada e o pódio no GP de Abu Dhabi, no Circuito Yas Marina, deram os pontos necessários para Lando Norris se tornar o 35º campeão mundial da Fórmula 1 " o 11º britânico. Porém, o principal responsável pelo título do piloto da McLaren foi o controle mental. Por diversas vezes, Norris admitiu uma pressão excessiva sobre si ao longo da temporada, o que resultou em resultados ruins. Mas, ontem, ele soube manter a calma para cruzar a linha de chegada em terceiro lugar, o suficiente para levar o troféu para casa.
A corrida foi vencida por Max Verstappen, da RBR, seguido por Oscar Piastri (companheiro de Norris na McLaren), que também tinham chances de título, mas dependiam de algumas combinações de resultados.
" Encontrei um bom ritmo com o carro no meio da temporada e sinto que consegui encontrar confiança em mim mesmo, na minha capacidade não só de vencer corridas, mas de lutar por um campeonato mundial " admitiu Norris.
Desde a pré-temporada, era dado como certo que a McLaren teria os dois melhores carros do grid. Norris confirmou a impressão no primeiro GP do ano, com a vitória na Austrália. Mas ele viu o companheiro Oscar Piastri tomar a dianteira nas corridas seguintes e se desestabilizou emocionalmente. Em tese, ele era o piloto mais experiente da equipe, onde estreou em 2019, e o favorito a impedir o pentacampeonato de Max Verstappen, que recebeu uma instável versão da RBR para este ano.
Sorte de Norris que o CEO da McLaren, Zak Brown, e o chefe da equipe, Andrea Stella, garantiram desde o início do ano que não dariam preferência a nenhum de seus pilotos e a briga estaria aberta até o fim. E assim foi feito.
" Especialmente no início, houve muita coisa com a qual lutei, e perdi um pouco da confiança no começo da temporada. Foi bom provar que eu estava errado de certa forma, começando pela classificação em Mônaco e alguns momentos depois disso. Na segunda metade da temporada consegui realmente mostrar a mim mesmo o que eu podia fazer, do que era capaz " relembrou o piloto britânico.
Corrida controlada
Retomada a confiança, Norris voltou a vencer, recuperou a liderança na reta final, mas viu o melhor piloto da atualidade, Max Verstappen, reduzir a diferença a cada Grande Prêmio. Tanto que os três pilotos chegaram a Abu Dhabi com chances de título. Mas só o britânico dependia apenas de si.
Ciente disso, fez um corrida segura. Verstappen largou na pole e manteve sua posição até o fim. Piastri tomou o segundo lugar de Norris logo no início. Não era motivo de preocupação, pois ele precisava apenas chegar ao pódio. Os adversários estavam sob controle. Assim como os nervos.
" Só de compartilhar a pista e lutar contra outro campeão mundial como ele (Verstappen), e contra o Oscar também, eu realmente aproveitei esta temporada. Por mais que eles tenham tornado minha vida um inferno muitas vezes, esses foram os momentos de que eu quase mais gostei " confessou o campeão.