Sábado, 31 de Enero de 2026

Cvm abre novos inquéritos relativos à americanas

BrasilO Globo, Brasil 31 de enero de 2026

Ex-conselheiros da Americanas e bancos que se relacionavam com a varejista entraram na ...

Ex-conselheiros da Americanas e bancos que se relacionavam com a varejista entraram na mira de dois novos inquéritos da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o escândalo contábil do grupo, revelado há três anos, no início de 2023.
No trabalho de fiscalização do órgão regulador do mercado, inquéritos são etapas investigativas que antecedem a instauração de eventual processo sancionador " com acusação formulada e julgamento. Segundo a CVM, um dos novos inquéritos "visa apurar o cumprimento dos deveres fiduciários por membros dos conselhos de administração e fiscal e de seus comitês de assessoramento". A investigação abrange tanto a Americanas S.A. como as antigas subsidiárias B2W e Lojas Americanas.
Não está claro quais conselheiros da Americanas terão suas condutas avaliadas, mas, quando a fraude veio à tona, faziam parte do Conselho de Administração o bilionário Beto Sicupira " membro do chamado "trio 3G", que era o principal acionista do negócio " e Paulo Alberto, filho de Jorge Paulo Lemann.
Já o outro inquérito vai se debruçar sobre "a atuação de bancos e de seus administradores que mantinham relações comerciais com a Americanas S.A. e com as antigas sociedades B2W e Lojas Americanas".
"As investigações também abarcam a análise da atuação dos intermediários e de seus administradores envolvidos nas emissões de valores mobiliários" relacionados à Americanas, completou a CVM.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela