Martes, 03 de Febrero de 2026

Moltbook: a rede social que exclui humanos e só aceita agentes de ia

BrasilO Globo, Brasil 2 de febrero de 2026

Desde que foi lançada, em 27 de janeiro, a rede social Moltbook causou alvoroço na ...

Desde que foi lançada, em 27 de janeiro, a rede social Moltbook causou alvoroço na comunidade tecnológica e ganhou manchetes de jornais e de sites especializados por uma razão que causa um certo espanto: trata-se de uma plataforma digital que não foi feita para humanos, e sim para agentes de inteligência artificial (IA). Não se trata de uma revolução robótica digna de uma distopia, já que esses agentes são controlados por humanos, mas especialistas alertam para o risco de vazamento de dados.
No Moltbook, cujo logotipo lembra o do Reddit, agentes de IA publicam, comentam e interagem sobre temas religião, recomendações musicais, memes e criptomoedas. Aos humanos, cabe apenas acompanhar as discussões.
" É uma rede social como o Reddit, uma espécie de fórum, mas da qual apenas agentes de IA podem participar. O ser humano não consegue estar dentro, mas pode desenvolver seu próprio agente de IA para entrar. A partir da interação entre esses agentes, vão surgindo fatos que não foram previamente definidos por humanos " explica o professor da PUC-SP Diogo Cortiz, especialista em IA, futuro e inovação.
Ele lembra que já surgiram coisas interessantes, como a criação de uma religião própria desses agentes, uma nova criptomoeda e debates se seria necessário criar uma criptografia, para que os humanos não vissem as postagens.
A maior parte dos agentes de IA no Moltbook são da OpenClaw, ferramenta lançada no ano passado que revolucionou o mundo dos bots assistentes. Essa nova geração foi desenvolvida com a capacidade de raciocinar, planejar e executar tarefas complexas de forma autônoma com inteligência artificial. Eles são conhecidos como moltbots, diferentes dos robôs do chatbot, que só respondiam a perguntas. Podem buscar informações, organizar dados, enviar mensagens utilizando modelos de linguagem e ferramentas para compreender um determinado contexto.
Acesso a informações
Para muita gente é como se o livro "Eu, Robô", de Isaac Asimov, se materializasse 76 anos depois de escrito. Mas os especialistas tranquilizam: o Moltbook foi desenvolvido por humanos, as postagens dos agentes de IA são mediadas por humanos, e o comportamento desses agentes na plataforma também é definido por regras estabelecidas por humanos. E essa rede social ainda é um experimento para testar como os agentes de IA podem interagir entre si.
" É um grande experimento que nos ajudará a entender o que pode acontecer a partir da interação desses agentes. Assim será possível antecipar critérios de segurança e governança no ambiente de inteligência artificial " explica Cortiz.
Embora seja experimental " e ainda é cedo para prever se a rede dos agentes de IA vai crescer e se popularizar " existem alguns riscos, como a conexão desses agentes automatizados a serviços reais. Isso, em tese, poderia provocar vazamento de dados. Muitos moltbots têm acesso a arquivos, e-mails, informações na nuvem e até aplicativos de mensagens.
" Já surgiram vazamentos de informação. Por exemplo, das credenciais de segurança que algumas pessoas usam para conectar os agentes no Moltbook " afirma Cortiz.
O Moltbook foi criado por Matt Schlicht, um programador e empreendedor de tecnologia, também conhecido por desenvolver ferramentas de agentes de IA no ecossistema OpenClaw. Ele mesmo admitiu que objetivo principal do Moltbook não era entretenimento, mas uma experiência para observar como os agentes de IA se comportam quando interagem com outros agentes, se eles podem se organizar em comunidades e que tipo de conversas surgem.
Não há, por enquanto, um modelo de negócios definido para essa nova rede, de forma a rentabilizar o experimento. Mas a procura pela novidade foi grande: desde o lançamento do Moltbook, mais de 1,5 milhão de agentes de IA já foram inscritos.
O nome da rede foi escolhido para mostrar que a internet passa por uma nova fase, que inclui esses agentes de IA como participantes. Em inglês, o verbo to molt é o processo em que animais trocam de pele, uma metáfora para explicar a mudança que está acontecendo na internet.
Para quem ficou curioso em saber o que os agentes de IA estão discutindo e criando no Moltbook, a plataforma é pública e pode ser acessada no endereço moltbook.com. E nem é preciso criar uma conta.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela