Jueves, 05 de Febrero de 2026

Botafogo inicia bem, mas é atropelado no 2º tempo

BrasilO Globo, Brasil 5 de febrero de 2026

Depois de estrear no Campeonato Brasileiro com goleada (4 a 0) sobre o Cruzeiro, o ...

Depois de estrear no Campeonato Brasileiro com goleada (4 a 0) sobre o Cruzeiro, o Botafogo não foi capaz de repetir a dose ontem, contra o Grêmio. Pelo contrário, dessa vez o alvinegro é quem foi atropelado. Em noite tenebrosa do sistema defensivo, o time de Martín Anselmi sofreu um duro 5 a 3 para o Grêmio de Luís Castro e deixou a liderança da competição.
Com um hat-trick, o centroavante Carlos Vinícius foi o nome da partida e assumiu a artilharia do campeonato com quatro gols, ao lado do volante Danilo, que balançou as redes duas vezes de novo. Arthur Cabral também marcou para o Botafogo, enquanto Tetê e Edenílson fecharam o placar para o Grêmio.
O resultado, construído após o Botafogo voltar do intervalo com vantagem de 2 a 1, expôs algumas deficiências do time alvinegro, que sofre com a falta de peças no elenco enquanto o clube segue sem poder inscrever reforços pelo transfer ban em razão da dívida com o Atlanta United por Almada.
A zaga dá o exemplo mais gritante. Num esquema de 3-5-2, Anselmi tem apenas dois zagueiros de ofício à sua disposição: Alexander Barboza, responsável pelas assistências para Arthur Cabral e Danilo, e Bastos. Como o angolano ainda tenta retomar a melhor forma física após quase um ano fora dos campos, o lateral-direito Mateo Ponte tem sido improvisado ao lado do volante Newton.
Foi pela direita da defesa alvinegra que o Grêmio construiu a virada. Se, sob a batuta de Montoro, Danilo e Cabral, o Botafogo foi superior na primeira etapa, o tricolor gaúcho viu a vitória se desenhar após a entrada do belga Amuzu na segunda etapa. Aposta de Luís Castro para aproveitar os espaços deixados pelos defensores do alvinegro, o ponta infernizou a vida de Ponte e Vitinho e deu duas assistências.
Ainda que conte com um jogador improvisado pelo setor, a dificuldade do Botafogo em se proteger das investidas de Amuzu também escancara outra questão do time de Anselmi: a transição defensiva. Com um esquema que dá liberdade de movimentação para os jogadores e projeta os laterais como alas, a equipe tem se mostrado confusa na fase da recomposição. Resta saber se a solução virá com mais tempo de treinamento para maior adaptação ou se dependerá da chegada de jogadores para as posições necessitadas.
No próximo domingo, o Botafogo visita o Vasco pela última rodada da primeira fase do Carioca.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela