Sábado, 07 de Febrero de 2026

John textor emplaca empréstimo e derruba transfer ban; ceo se demite

BrasilO Globo, Brasil 7 de febrero de 2026

caminho livre

caminho livre
O Botafogo está novamente autorizado a registrar jogadores. O clube deixou a lista de transfer ban da Fifa ontem, após John Textor, dono da SAF alvinegra, conseguir a aprovação de um empréstimo e chegar a um entendimento com o Atlanta United, dos Estados Unidos, para o pagamento da dívida pela contratação do meia-atacante Thiago Almada, em 2024. Contrário ao formato do empréstimo, Thairo Arruda, CEO da SAF, pediu demissão.
" Tenho ótimas notícias para vocês. O transfer ban foi retirado e podemos terminar nossas contratações para 2026. Estamos muito animados com o técnico. Temos um novo sistema, uma nova forma de jogar. É toda focada no ataque. As mesmas características, a mesma base e a atitude e a ambição que nos trouxeram títulos em 2024, e agora podemos colocar em prática em 2026. Novamente: é ataque, ataque, ataque. É isso o que queremos em campo. Hora de botar fogo. Vamos " disse John Textor em comunicado divulgado pelo Botafogo.
novas contratações
O transfer ban vigorava desde 31 de dezembro de 2025 e era válido por três janelas de transferências. Com o fim da punição, o Botafogo, enfim, poderá regularizar os jogadores contratados para a temporada 2026: o atacante argentino Lucas Villalba, o volante Wallace Davi e os zagueiros Ythallo e Riquelme.
O clube tem outras três negociações encaminhadas, que estavam pendentes de conclusão em razão do transfer ban: o meia Cristian Medina, do Estudiantes-ARG, o zagueiro Marco Di Cesare, do Racing-ARG, ambos argentinos, e o atacante paraguaio Enso González, do Wolverhampton-ING.
A SAF do Botafogo fez um pagamento inicial de 10 milhões de dólares (cerca de R$ 52 milhões) ao Atlanta United e se comprometeu a pagar mais quatro parcelas de 5 milhões de dólares, totalizando 30 milhões de dólares (21 pela compra e nove por bônus contratuais e repasse da venda ao Atlético de Madrid-ESP).
Textor conseguiu viabilizar o empréstimo apesar de o relatório do BTG Pactual, apresentado nesta semana, não recomendar a realização " o banco foi contratado para avaliar os riscos da operação. Para isso, o empresário americano convenceu o Conselho da SAF e o clube associativo " recentemente, Textor se reaproximou do presidente João Paulo Magalhães " com o argumento de um plano a ser desenvolvido no futuro.
Thairo deixa o cargo
A aprovação da operação fez Thairo Arruda, CEO da SAF do Botafogo, pedir demissão do cargo ontem. Um dos principais responsáveis pela chegada de Textor ao clube, o dirigente era contra o empréstimo de 25 milhões de dólares desejado pelo americano em razão dos juros acima do mercado " a dívida duplicaria em menos de seis meses " e da promessa de venda futura de jogadores como garantia.
Além disso, Thairo também foi contra a tentativa de Textor de negociar o volante Danilo e o meia-atacante Montoro, destaques do time neste início de temporada, com o Nottingham Forest-ING.
Nos bastidores, a situação entre os dois, parceiros próximos por quatro anos, se tornou insustentável. Nem um post de Textor chamando Thairo de "irmão mais novo" e garantindo apoio ao brasileiro foi capaz de contornar as divergências. Em suas redes sociais, o ex-CEO se despediu:
"O projeto segue. O clube é maior do que qualquer pessoa. E a torcida é a alma que move tudo isso. Vocês são a força que empurra, sustenta e faz o clube sobreviver nos momentos mais difíceis", escreveu Thairo Arruda em nota publicada nas redes sociais.
Antes mesmo de a saída ser oficializada, Textor planejava contratar mais gestores para atuar junto de Thairo Arruda no comando da SAF alvinegra, como forma de diluir a influência do dirigente. Com a movimentação, Danilo Caixeiro, atual diretor-gerente do Botafogo, deverá se aproximar de Textor. Caixeiro foi, ao lado de Thairo, o responsável por apresentar o projeto da SAF alvinegra ao empresário americano.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela