Jueves, 19 de Febrero de 2026

Uefa abre investigação após vini jr. denunciar racismo

BrasilO Globo, Brasil 19 de febrero de 2026

A Uefa abriu ontem uma investigação para apurar o caso de racismo em que Vini Jr. acusa o ...

A Uefa abriu ontem uma investigação para apurar o caso de racismo em que Vini Jr. acusa o argentino Prestianni de chamá-lo de "macaco" durante a partida entre Real Madrid e Benfica, na última terça, em Lisboa, pela Liga dos Campeões. Em nota, a entidade europeia afirmou que mais informações sobre o assunto serão "fornecidas oportunamente".
O Comitê de Ética e Disciplina analisará todas as evidências e, provavelmente, pegará os depoimentos dos dois atletas envolvidos, além de testemunhas. O atacante francês Mbappé, do Real Madrid, afirmou ter ouvido o jogador do Benfica chamar o brasileiro de "macaco" cinco vezes.
Após a Uefa anunciar a investigação, o Benfica emitiu nota oficial informando que irá colaborar para o esclarecimento do assunto. O clube português disse ainda que "Apoia e acredita plenamente na versão apresentada por Prestianni, cuja conduta ao serviço do clube sempre foi pautada pelo respeito pelos adversários, pelas instituições e pelos princípios que definem a identidade benfiquista. O clube lamenta a campanha de difamação de que o jogador tem sido vítima".
‘Chocado e triste’
Em postagem oficial na rede social da Fifa, o presidente da entidade, Gianni Infantino, também se manifestou:
"Fiquei chocado e triste ao ver o incidente de alegado racismo contra Vinícius Júnior. Não há absolutamente nenhum espaço para racismo em nosso esporte e na sociedade. Precisamos que todas as partes interessadas relevantes tomem medidas e responsabilizem os culpados".
A denúncia do brasileiro veio após marcar o gol da vitória do Real (1 a 0). A comemoração, feita na bandeirinha de escanteio próxima dos torcedores do Benfica, gerou confusão e fez Vini levar cartão amarelo do árbitro francês François Letexier. Depois, ele denunciou o ato de Prestianni. O juiz ativou o protocolo antirracismo e paralisou a partida, que foi retomada cerca de dez minutos depois.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela