Esqueça apple x microsoft: a rivalidade tech hoje é outra
A Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial (IA), em Nova Délhi, na Índia, jogou luz ...
A Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial (IA), em Nova Délhi, na Índia, jogou luz sobre a maior rivalidade atual do mundo da tecnologia, que envolve OpenAI e Anthropic. Duas das principais companhias de IA do mercado, elas disputam os mesmos territórios, ofertam produtos parecidos e brigam pelos mesmos investimentos " e têm uma rixa histórica.
Ontem, ao final da sessão principal, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, incentivou que todos segurassem as mãos e posassem para a "foto de família". Todos o fizeram, exceto os CEOs da OpenAI, Sam Altman, e da Anthropic, Dario Amodei, que "quebraram a corrente".
A rivalidade, que já dura alguns, anos, esquentou nas últimas semanas. Durante o SuperBowl, a Anthropic exibiu um comercial no qual criticava a OpenAI por começar a exibir anúncios no ChatGPT: "Os anúncios estão chegando à IA, mas não ao Claude".
Segundo o banco BNP Paribas, o número de usuários do Claude, chatbot da Anthropic, aumentou em 6,5% após o comercial. Altman retrucou no X, chamando o anúncio de enganoso e acusando o Claude de ser um produto para "pessoas ricas".
Isso lembra outras disputas no mundo da tecnologia: Apple contra Microsoft e contra Google, Google contra Microsoft e Meta e Apple contra Meta. Essas gigantes, porém, mantêm laços complexos, inclusive fazendo parcerias comerciais, apesar de serem concorrentes. Além disso, cada uma delas é dominante em uma área: a Apple tem hardware, o Google tem buscas, a Meta domina as redes sociais, e a Microsoft é uma potência corporativa.
OpenAI e Anthropic, porém, oferecem os mesmos produtos (chatbots e modelos avançados de IA), disputam o mesmo território (ser a primeira gigante pura de IA do mundo) e concorrem pelos mesmos investidores.
" O que está em jogo na rivalidade das duas é o futuro, que promete remodelar completamente a internet, como trabalhamos etc. Ninguém vai deixar passar qualquer milímetro " diz Anderson Soares, diretor e cofundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás.
A Anthropic foi fundada em 2021 por 15 dissidentes da OpenAI, que acreditavam que Altman estava sacrificando o desenvolvimento seguro da tecnologia por ambições comerciais.
Fundada em 2015 como um laboratório de pesquisas, a OpenAI foi evoluindo para uma entidade comercial, até receber um aporte de US$ 1 bilhão da Microsoft.
Quando estava na OpenAI, Amodei se recusou a lançar publicamente o GPT-2, um marco da IA. Na Anthropic, ele só tornou o Claude público depois do boom do ChatGPT. Para Amodei, desenvolver uma IA sem as proteções necessárias seria um risco para a Humanidade.
O ChatGPT ainda é o líder entre os chatbots, mas vem perdendo espaço. Já o Claude lidera em engajamento: 34,7 minutos de uso. E é o favorito dos desenvolvedores.
" A OpenAI ainda domina a parte dos chatbots, mas a Anthropic ganhou tração com desenvolvedores e clientes corporativos. As farpas trocadas começaram a ganhar cada vez mais relevância " explica Diogo Cortiz, cientista cognitivo e professor da PUC-SP.