Sábado, 21 de Febrero de 2026

Esqueça apple x microsoft: a rivalidade tech hoje é outra

BrasilO Globo, Brasil 20 de febrero de 2026

A Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial (IA), em Nova Délhi, na Índia, jogou luz ...

A Cúpula de Impacto da Inteligência Artificial (IA), em Nova Délhi, na Índia, jogou luz sobre a maior rivalidade atual do mundo da tecnologia, que envolve OpenAI e Anthropic. Duas das principais companhias de IA do mercado, elas disputam os mesmos territórios, ofertam produtos parecidos e brigam pelos mesmos investimentos " e têm uma rixa histórica.
Ontem, ao final da sessão principal, o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, incentivou que todos segurassem as mãos e posassem para a "foto de família". Todos o fizeram, exceto os CEOs da OpenAI, Sam Altman, e da Anthropic, Dario Amodei, que "quebraram a corrente".
A rivalidade, que já dura alguns, anos, esquentou nas últimas semanas. Durante o SuperBowl, a Anthropic exibiu um comercial no qual criticava a OpenAI por começar a exibir anúncios no ChatGPT: "Os anúncios estão chegando à IA, mas não ao Claude".
Segundo o banco BNP Paribas, o número de usuários do Claude, chatbot da Anthropic, aumentou em 6,5% após o comercial. Altman retrucou no X, chamando o anúncio de enganoso e acusando o Claude de ser um produto para "pessoas ricas".
Isso lembra outras disputas no mundo da tecnologia: Apple contra Microsoft e contra Google, Google contra Microsoft e Meta e Apple contra Meta. Essas gigantes, porém, mantêm laços complexos, inclusive fazendo parcerias comerciais, apesar de serem concorrentes. Além disso, cada uma delas é dominante em uma área: a Apple tem hardware, o Google tem buscas, a Meta domina as redes sociais, e a Microsoft é uma potência corporativa.
OpenAI e Anthropic, porém, oferecem os mesmos produtos (chatbots e modelos avançados de IA), disputam o mesmo território (ser a primeira gigante pura de IA do mundo) e concorrem pelos mesmos investidores.
" O que está em jogo na rivalidade das duas é o futuro, que promete remodelar completamente a internet, como trabalhamos etc. Ninguém vai deixar passar qualquer milímetro " diz Anderson Soares, diretor e cofundador do Centro de Excelência em Inteligência Artificial da Universidade Federal de Goiás.
A Anthropic foi fundada em 2021 por 15 dissidentes da OpenAI, que acreditavam que Altman estava sacrificando o desenvolvimento seguro da tecnologia por ambições comerciais.
Fundada em 2015 como um laboratório de pesquisas, a OpenAI foi evoluindo para uma entidade comercial, até receber um aporte de US$ 1 bilhão da Microsoft.
Quando estava na OpenAI, Amodei se recusou a lançar publicamente o GPT-2, um marco da IA. Na Anthropic, ele só tornou o Claude público depois do boom do ChatGPT. Para Amodei, desenvolver uma IA sem as proteções necessárias seria um risco para a Humanidade.
O ChatGPT ainda é o líder entre os chatbots, mas vem perdendo espaço. Já o Claude lidera em engajamento: 34,7 minutos de uso. E é o favorito dos desenvolvedores.
" A OpenAI ainda domina a parte dos chatbots, mas a Anthropic ganhou tração com desenvolvedores e clientes corporativos. As farpas trocadas começaram a ganhar cada vez mais relevância " explica Diogo Cortiz, cientista cognitivo e professor da PUC-SP.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela