Viernes, 20 de Febrero de 2026

Índice do bc mostra desaceleração do crescimento em 2025, para 2,5%

BrasilO Globo, Brasil 20 de febrero de 2026

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno ...

O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 2,5% em 2025 em relação ao ano anterior, informou ontem o Banco Central.
A autoridade monetária divulgou os dados referentes ao mês de dezembro, que fecham o ano de 2025. No mês, o índice recuou 0,2%.
O resultado demonstra uma desaceleração significativa na economia em relação a 2024, que registrou um crescimento de 3,7% por esse índice do BC.
Essa desaceleração deve ser considerada na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, em março, quando se espera o início do ciclo de cortes da Taxa Selic, atualmente em 15% ao ano.
Em 2025, a agropecuária foi o setor a registrar maior crescimento no índice: 13,1%. Indústria e serviços tiveram altas mais modestas, de 1,5% e 2,1%, respectivamente.
Outro parâmetro é o crescimento trimestral móvel, que considera os últimos três meses da série. Neste caso, a atividade econômica, no balanço de outubro, novembro e dezembro do ano passado, apresentou um crescimento de 0,4%.
O IBGE divulgará o PIB fechado de 2025 no próximo dia 3 de março. A estimativa de crescimento da equipe econômica está em 2,3%. Em 2024, o PIB registrou alta de 3,4%.
O IBC-Br funciona como um termômetro da atividade econômica. Ele reúne dados da indústria, comércio, serviços e agropecuária. O índice é ajustado para compensar variações sazonais, como feriados e férias, o que permite uma comparação mais precisa entre os períodos.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela