Índice do bc mostra desaceleração do crescimento em 2025, para 2,5%
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno ...
O Índice de Atividade Econômica (IBC-Br), considerado uma prévia do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), cresceu 2,5% em 2025 em relação ao ano anterior, informou ontem o Banco Central.
A autoridade monetária divulgou os dados referentes ao mês de dezembro, que fecham o ano de 2025. No mês, o índice recuou 0,2%.
O resultado demonstra uma desaceleração significativa na economia em relação a 2024, que registrou um crescimento de 3,7% por esse índice do BC.
Essa desaceleração deve ser considerada na próxima reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, em março, quando se espera o início do ciclo de cortes da Taxa Selic, atualmente em 15% ao ano.
Em 2025, a agropecuária foi o setor a registrar maior crescimento no índice: 13,1%. Indústria e serviços tiveram altas mais modestas, de 1,5% e 2,1%, respectivamente.
Outro parâmetro é o crescimento trimestral móvel, que considera os últimos três meses da série. Neste caso, a atividade econômica, no balanço de outubro, novembro e dezembro do ano passado, apresentou um crescimento de 0,4%.
O IBGE divulgará o PIB fechado de 2025 no próximo dia 3 de março. A estimativa de crescimento da equipe econômica está em 2,3%. Em 2024, o PIB registrou alta de 3,4%.
O IBC-Br funciona como um termômetro da atividade econômica. Ele reúne dados da indústria, comércio, serviços e agropecuária. O índice é ajustado para compensar variações sazonais, como feriados e férias, o que permite uma comparação mais precisa entre os períodos.