Domingo, 22 de Febrero de 2026

Caso master: mendonça libera dados à cpi do inss

BrasilO Globo, Brasil 21 de febrero de 2026

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para a Comissão ...

O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), liberou para a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do INSS o acesso aos dados obtidos por meio de quebras de sigilo no âmbito da investigação sobre fraudes contra aposentados e pensionistas, material cuja retenção sob a guarda da presidência do Senado havia sido determinada em decisão anterior do ministro Dias Toffoli.
A decisão foi proferida após requerimento apresentado pela própria CPI. A comissão pedia a revogação de decisão anterior que havia determinado que o material ficasse sob a guarda do presidente do Senado.
No pedido encaminhado ao Supremo, a CPI solicitou a revogação da decisão de Toffoli que havia determinado a manutenção, sob a guarda do presidente do Congresso, dos dados obtidos por meio de quebras de sigilo fiscal, bancário e telemático do banqueiro Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. A comissão também pediu a devolução integral do material, sustentando que a custódia e a utilização dessas informações integram as competências instrutórias próprias das CPIs.
Além disso, pediu autorização para o compartilhamento de provas extraídas de aparelhos celulares vinculados a investigação sobre o Master em tramitação no Supremo, sob o argumento de conexão com os fatos apurados no Congresso.
Segundo a comissão, a decisão anterior, dada por Toffoli, teria imposto restrição indevida ao exercício dessas prerrogativas ao atribuir a guarda dos elementos informativos a autoridade estranha ao colegiado investigativo, o que, na avaliação dos parlamentares, comprometeria a autonomia funcional da investigação legislativa.
No despacho de ontem, Mendonça disse que a "autorização para compartilhamento de dados probatórios, quando observados os limites constitucionais de proteção à intimidade, ao devido processo legal e à reserva de jurisdição, constitui medida legítima de cooperação institucional, amplamente reconhecida pela jurisprudência desta Corte".
Na decisão, Mendonça reconhece que as CPIs têm poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, o que inclui a requisição e produção de provas, a decretação de quebras de sigilo e a custódia e análise do material obtido.
Segundo o ministro, manter os elementos probatórios sob a guarda de autoridade estranha ao colegiado investigativo configura restrição indevida à autonomia funcional da comissão parlamentar.
VORCARO DESISTE DE DEPOR
A defesa de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master, comunicou à CPI do INSS que o executivo não prestará depoimento ao colegiado na segunda-feira, como estava acertado. A medida foi tomada após o ministro André Mendonça ter desobrigado Vorcaro de comparecer.
Os advogados alegaram que Mendonça não autorizou o banqueiro a se deslocar até Brasília em avião particular. Esse teria sido um pedido da defesa para evitar eventual constrangimento em um voo comercial ou imagens do banqueiro em avião da PF.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela