Domingo, 22 de Febrero de 2026

Rojas e bernal crescem em vasco e flu, que medem forças

BrasilO Globo, Brasil 22 de febrero de 2026

duelo que ‘habla’

duelo que ‘habla’
Após protagonizarem uma semifinal de Copa do Brasil no ano passado, Vasco e Fluminense voltam a esquentar a rivalidade em uma fase decisiva, desta vez pelo Campeonato Carioca. Como Flamengo e Madureira, do outro lado da chave, também se enfrentam hoje, no Maracanã, o clássico será disputado às 18h, no Nilton Santos. Entre os possíveis destaques deste jogo de ida, há dois gringos que não chamam tanto a atenção, mas desempenham papéis importantes: o colombiano Johan Rojas e o uruguaio Facundo Bernal.
Depois de passar por um período de adaptação ao futebol brasileiro, Bernal vive seu melhor momento com a camisa tricolor neste início de 2026. O volante de 22 anos aproveitou os desfalques por lesões dos companheiros de posição Hércules e Nonato para mostrar ter condições de assumir a titularidade ao lado de Martinelli. Prova de que vem ganhando a confiança do técnico Luis Zubeldía é o fato de ter atuado durante os 90 minutos nos últimos jogos, contra Bangu e Botafogo.
Com quase 1,90m de altura, Bernal se destaca pela intensidade e força física tanto na defesa quanto no ataque. Diante do alvirrubro, pelas quartas de final, o uruguaio ganhou sete dos 11 duelos pelo chão, teve cinco recuperações de bola e ainda acertou um chute de fora da área com a perna trocada " a esquerda " no travessão. Além da forte finalização, os lançamentos longos estão entre as principais armas do seu estilo de jogo.
" É sempre importante ter um perfil sem a bola. Estamos focados em ocupar bem os espaços, manter a intensidade ao longo do jogo, defender com ela, sem forçar e ficar desequilibrado. São elementos que, quando se juntam, fazem com que o adversário não gere tantos problemas defensivos " disse Zubeldía.
A juventude e o potencial de Bernal despertaram recentemente o interesse do mercado europeu. Mas o Fluminense recusou a proposta de 10 milhões de dólares (cerca de R$ 52 milhões na cotação atual) do Betis, da Espanha. A diretoria acenou positivamente ao valor da oferta, mas, ao mesmo tempo, não houve acordo com o Defensor-URU, que detém 40% dos direitos econômicos do jogador, o que travou a negociação.
O clube espanhol já vinha monitorando Bernal desde seu desempenho na Copa do Mundo de Clubes de 2025. Nos EUA, o volante foi titular na memorável campanha do tricolor até as semifinais, mas perdeu espaço após o torneio. Ele chegou em agosto de 2024 e tem contrato até 2028 com o clube, que desembolsou 3,6 milhões de dólares (cerca de R$ 18,6 milhões na cotação atual) por 60% dos direitos econômicos do atleta.
Diferentemente de Bernal, Rojas ainda não teve muitas oportunidades no time titular do Vasco " começou jogando em três das dez partidas ", mas também surge como candidato a destaque no clássico de hoje. O colombiano desponta como o favorito para substituir Philippe Coutinho, que rescindiu com o cruz-maltino nesta semana.
Até aqui, Rojas deu duas assistências pelo Vasco, ambas na vitória sobre o Boavista por 3 a 0. Ele já pedia passagem e mais oportunidades no time titular, principalmente pela atuação contra o Volta Redonda, nas quartas de final do Carioca. No jogo decisivo, o meia finalizou nove vezes a gol em apenas 45 minutos e quase balançou as redes.
Apesar do pouco tempo em campo, Rojas já é uma espécie de xodó para os torcedores vascaínos, que poderão ver mais do meia que chegou emprestado pelo Monterrey, do México, até o fim do ano, com cláusula de opção de compra.
" Tenho que agradecer aos torcedores, que, desde que cheguei, me dão muito apoio. Não esperava esse apoio e tanto carinho. É muito bonito sentir o calor das pessoas. Esperamos completar nossos objetivos para que todos fiquem felizes " disse o meia após o jogo contra o Volta Redonda.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela