Servidores públicos se queixam de cair na malha fina
A dias do fim do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2026, servidores ...
A dias do fim do prazo de entrega das declarações do Imposto de Renda 2026, servidores públicos relatam que estão caindo na malha fina por inconsistência entre os valores informados por seus empregadores " seja governo federal, estadual ou prefeituras " à Receita Federal e aqueles constantes dos informes de rendimentos emitidos pelos entes e órgãos públicos.
Os servidores relatam que, ao abrir a declaração pré-preenchida, encontraram valores divergentes de rendimentos tributáveis daqueles que estão no informe emitido pelos empregadores.
De acordo com a Receita, isso aconteceu porque este é o primeiro ano em que os rendimentos passaram a ser informados pelos empregadores (públicos ou privados) por meio das bases de dados do EFD-Reinf e do eSocial " as plataformas que estão municiando a pré-preenchida. Algumas empresas e órgãos ainda estão se adaptando à nova sistemática, o que pode levar a erros de informação.
Atraso na restituição
A Receita orienta o contribuinte a aguardar que o empregador corrija os dados ou a procurar o órgão público e pedir que este retifique as informações. No entanto, é preciso ter em mente que a declaração deve ser entregue até a próxima sexta-feira, dia 29, sem atrasos " não se deve esperar a correção para entregar o documento.
O aposentado do INSS Luiz Carlos Dias do Santos, de 67 anos, conta que, ao abrir a declaração pré-preenchida, notou que os valores destoavam do informe de rendimentos que lhe fora entregue. Ele procurou o instituto para tirar dúvidas:
" Recebemos um comunicado dizendo que houve erro na puxada de informações entre os órgãos e que era para fazer o Imposto de Renda utilizando o informe de rendimentos.
A preocupação de Santos é com o tempo, porque, enquanto o problema persistir, a restituição fica retida, sendo depositada apenas após as pendências serem resolvidas.
De acordo com a Receita, grande parte dos problemas está sendo corrigida pelos órgãos públicos por meio de declarações retificadoras do eSocial e da EFD-Reinf. "Quando a retificadora é processada, a malha refaz as validações e, caso não haja mais divergências, libera automaticamente a declaração", disse o Fisco em nota. A correção demora até uma semana para ser carregada e reprocessada.
Caso, passado esse prazo, a mensagem de erro persistir, o Fisco orienta verificar se a correção foi feita adequadamente.
Apesar dos problemas com a base de dados, a Receita continua a recomendar o uso da declaração pré-preenchida, pois reduz as chances de erros.
Segundo o Fisco, é preciso conferir e declarar com base no comprovante oficial de rendimentos fornecido pela empresa ou pela fonte pagadora. Se os valores declarados estiverem corretos e, mesmo assim, o sistema informar que há divergências, não é preciso apresentar declaração retificadora, pois é possível que as informações das fontes pagadoras sejam corrigidas.
Após essas correções, a declaração do contribuinte deve sair da malha. Segundo o Fisco, o contribuinte também pode informar as divergências à fonte pagadora para que esta retifique os dados. (*Estagiárias, sob a supervisão de Danielle Nogueira)