Domingo, 16 de Agosto de 2026

Flu bate o palmeiras em jogo eletrizante e recupera confiança para decisão na liberta

BrasilO Globo, Brasil 16 de agosto de 2026

VIRADA DE GUERREIROS

VIRADA DE GUERREIROS
A vida segue no Fluminense. E nada melhor para virar a página, de novo com Marcão no comando, que uma virada de almanaque sobre o Palmeiras, líder do Brasileirão, no jogo seguinte à demissão do técnico Luis Zubeldía. O placar de 3 a 2, decretado já nos acréscimos do segundo tempo, traz ares de recomeço auspicioso a um time que tem uma importante decisão pela Libertadores na terça-feira. E também faz o torcedor reviver grandes momentos recentes, já que o interminável Germán Cano marcou o primeiro gol nesta temporada e foi o responsável por levar o Maracanã à loucura.
A propósito, idolatrias foram colocadas em jogo ontem. De um lado, Marcão, personagem certo quando o clube precisa de um bombeiro, usou referências como Cano e Ganso em campo e o zagueiro Thiago Silva como auxiliar improvisado no banco de reservas. O abraço coletivo no treinador no apito final dá o tom da união. Do outro, Jhon Arias, que escolheu retornar ao Brasil para vestir alviverde, foi vaiado a cada toque na bola e saiu achincalhado.
Mais do que qualquer alteração tática, o mais importante foi a mudança de atitude, inclusive ao longo dos 90 minutos, pois foi o Palmeiras quem começou na frente e dominando.
Diante de um líder que desperdiça o potencial de seus jogadores com um jogo coletivo pouco produtivo, o tricolor resistiu aos sustos, terminou soberano e cresceu seu volume ofensivo até chegar aos três pontos.
" Antes do jogo, falávamos que tínhamos que entrar e competir. Que a gente possa continuar pegando mais confiança. Neste jogo, deixamos tudo dentro do campo, graças ao Marcão também. Muito feliz pelo gol, que é o primeiro de um ano em que tive várias lesões que me deixaram fora do campo. Mas os guerreiros vão até o final " declarou Cano ao fim da partida.
O resultado ainda interrompe uma incômoda sequência de oito jogos sem vitórias, justamente antes da decisão na Libertadores contra o Independiente Rivadavia. Após um empate sem gols no Maracanã, a equipe precisa vencer na Argentina nesta terça-feira para seguir às quartas de final " ou garantir outra igualdade e resolver nos pênaltis.
Duas vezes atrás
O desfecho no Maracanã foi épico, mas a primeira impressão havia sido a pior possível. O Flu começou o jogo tentando algumas chegadas ao ataque, mas viu o Palmeiras tomar as rédeas. Com apenas 9 minutos, Gustavo Gómez abriu o placar em uma cabeçada firme após escanteio aberto cobrado por Piquerez e fez jus ao domínio alviverde. Pouco antes, Flaco López e Allan já haviam forçado Fábio a fazer boas defesas.
Porém, assim como em partidas recentes, o alviverde diminuiu a produtividade na frente e deu espaço para uma reação. O fato de o tricolor ter terminado o primeiro tempo com mais finalizações (nove contra oito) foi uma simples demonstração de que a equipe soube tranquilizar o confronto quando em desvantagem.
Hulk vivia uma partida apagada e de pouca intensidade, mas empatou o placar fazendo muito bem a função de centroavante, adiantando-se a Murilo para completar o cruzamento de Canobbio. A jogada iniciada pelo zagueiro Igor Rabello foi apenas uma das boas investidas do Fluminense, que também teve Ganso mandando um chute rente à trave de Carlos Miguel.
A chegada do segundo tempo seguiu mostrando um Fluminense ainda em cima, com bons chutes de Hulk e Soteldo. Este último obrigou o goleiro do Palmeiras a fazer defesa de mão trocada. Naturalmente, porém, as alterações feitas por Abel Ferreira fizeram o alviverde crescer " e ocupar o campo de ataque. Numa jogada de bola aérea em que Jemmes falhou na cobertura pelo lado direito, Mauricio recebeu uma casquinha de Flaco López e bateu na saída de Fábio.
Mas o que poderia ser um baque virou faísca para um final eletrizante. Cano, que havia entrado no meio do segundo tempo, cabeceou na trave após cruzamento de Guga, e Serna, outra alteração de Marcão, empurrou para as redes. Aos 46, Martinelli lançou para Guga, que devolveu o cruzamento para o volante cabecear. No meio do caminho, o argentino desviou e "fez o L".
Com o resultado, o Fluminense chegou aos 38 pontos e se assegurou na quarta posição. O adversário da próxima rodada será o Remo, em casa, às 16h de sábado.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela