Martes, 18 de Agosto de 2026

Cvm processa presidente do banco do brasil por excesso de otimismo

BrasilO Globo, Brasil 18 de agosto de 2026

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, será notificada nos próximos dias de ...

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, será notificada nos próximos dias de que é alvo de um novo processo da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que fiscaliza o mercado financeiro, apurou a coluna Capital. O processo é do tipo sancionador " ou seja, com acusação formulada e que vai a julgamento pelo colegiado, caso a executiva não faça uma proposta de acordo ao órgão.
Tanto Tarciana quanto o vice-presidente de Relações com Investidores do Banco do Brasil, Marco Geovanne Tobias, são acusados em processo sobre a violação do artigo 15 da Resolução 80 da CVM. O artigo afirma que "o emissor deve divulgar informações verdadeiras, completas, consistentes e que não induzam o investidor a erro".
Resultados de 2025
Na avaliação da área técnica da CVM, a infração ocorreu porque os executivos, supostamente, deram "declaração excessivamente positiva, podendo induzir o investidor a erro".
Em nota enviada à coluna, o Banco do Brasil disse que "prestará os esclarecimentos à CVM tão logo tenha acesso à íntegra do processo e ressalta que a empresa e seus executivos atuam com base na transparência, diligência, responsabilidade e diálogo com todos os públicos de relacionamento."
Em agosto do ano passado, o Banco do Brasil teve de se explicar à CVM a respeito de declaração de Tarciana na videoconferência de resultados do segundo trimestre de 2025. Na ocasião, a presidente disse, a respeito das ações do banco: "Tenho um recado para o investidor: quem tem ação do BB, mantenha; quem não tem, compre."
Já Tobias afirmou que "o ciclo vai passar e vamos retomar o patamar de rentabilidade que a gente tinha, então é um excelente momento de entrada", também em referência às ações do banco na Bolsa.
Tombo no lucro
Na ocasião, os executivos estavam respondendo às críticas de investidores depois de o Banco do Brasil reportar lucro ajustado de cerca de R$ 3,8 bilhões para o segundo trimestre daquele ano, um tombo anual de 60% e o patamar mais baixo registrado desde 2020.
Analistas atribuíram o resultado decepcionante ao aumento da inadimplência e à piora generalizada na qualidade da carteira de crédito.
Desde as declarações dos dois executivos do banco estatal, as ações do Banco do Brasil acumulam queda de mais de 14% na B3. No mesmo período, o Ibovespa, principal índice da Bolsa brasileira, acumula valorização de mais de 20%.
Aquelas declarações de Tarciana e Tobias acenderam o alerta dos técnicos da CVM ainda no ano passado, e o órgão enviou ofício à companhia cobrando explicações.
Após o questionamento da Comissão, o banco afirmou que a declaração deve ser interpretada "dentro do contexto de todo o evento de divulgação do resultado, evitando-se leituras isoladas ou simples destaques de manchetes".
Julgamento sem data
O banco também afirmou que as falas da presidente não tiveram intenção de influenciar decisões de investimento e foram baseadas em informações já públicas.
O processo aberto pela CVM é o primeiro contra Tarciana Medeiros no órgão. A peça acusatória foi assinada no último dia 10, e os acusados devem ser oficialmente citados nos próximos dias. O processo ainda não tem relator nem data de julgamento escolhidos. Os executivos ainda vão apresentar suas defesas e, eventualmente, propor um termo de compromisso para encerrar o processo em troca do pagamento de uma quantia à Comissão.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela