Viernes, 26 de Abril de 2024

Ativista chinês é sentenciado a 13 anos de prisão

BrasilO Globo, Brasil 12 de julio de 2018

PEQUIM O veterano dissidente chinês Qin Yongmin foi condenado ontem a 13 anos de ...

PEQUIM O veterano dissidente chinês Qin Yongmin foi condenado ontem a 13 anos de prisão, a maior pena imposta a um opositor desde a chegada à Presidência de Xi Jinping em 2013. Qin foi declarado "culpado de subversão do poder de Estado", anunciou a Corte Popular Intermediária da cidade de Wuhan.
O ativista, de 64 anos, foi preso pela primeira vez entre 1981 e 1989, acusado de ser um contrarrevolucionário, e passou 22 anos atrás das grades, segundo a organização de defesa dos direitos humanos Chinese Human Rights Defenders (CHRD). Quando foi novamente detido em janeiro de 2015, dirigia a CHRD, que divulgava denúncias contra o governo.
Qin se negou a cooperar com o tribunal e permaneceu em silêncio durante o julgamento em maio, informou o advogado Lin Qilei. Seu outro advogado, Liu Zhengqing, disse que não tinha esperanças quanto à sentença e que estava "irritado com o regime corrupto" da China. Até então, a condenação por subversão mais dura do regime de Xi havia sido a do ativista Wu Gan, condenado em dezembro a oito anos de prisão.
De acordo com a acusação, os promotores citaram textos de Qin sobre a democracia como prova, incluindo um trecho em que pedia à juventude chinesa que lutasse pela proteção dos direitos humanos de acordo com os tratados da ONU (dos quais a China ratificou seis).
A União Europeia (UE) criticou a "deterioração da situação dos direitos civis e políticos na China, acompanhada pela detenção e condenação de um número significativo de defensores dos direitos humanos". Os europeus também recordaram que a China assinou, mas não ratificou, o Pacto Internacional dos Direitos Civis e Políticos. Este foi o documento citado por Qin quando tentou fundar seu partido em 1998, o que o levou à prisão.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela