Viernes, 26 de Abril de 2024

Presidente da Petrobras indica executiva da Vale para diretoria financeira

BrasilO Globo, Brasil 19 de marzo de 2019

Agência O Globo -
RIO —A Petrobras voltará a ter uma mulher em sua diretoria executiva

Agência O Globo -
RIO —A Petrobras voltará a ter uma mulher em sua diretoria executiva. Com pouco mais de dois meses no cargo, o presidente Roberto Castello Branco ainda está fazendo mudanças na direção da estatal. No fim da noite de segunda-feira, a Petrobras informou que Castello Branco indicou Andrea Marques de Almeida para o cargo de diretora executiva financeira. Atualmente, Andrea é gerente executiva da Tesouraria Global da Vale, onde trabalha há 25 anos.
A última mulher a ocupar um cargo de diretoria na Petrobras foi Solange Guedes, funcionária de carreira da companhia, que ocupou a Diretora de Exploração e Produção de 2015 até dezembro do ano passado. Solange fez parte da equipe que assumiu a diretoria da Petrobras a partir de fevereiro de 2015, após o início da Operação Lava-Jato que revelou o maior esquema de corrupção que existiu na estatal.
O atual diretor financeiro da estatal, Rafael Salvador Grisolia, foi indicado para o cargo de presidente da Petrobras Distribuidora S.A. (BR Distribuidora). Por sua vez, o atual presidente da BR, Ivan de Sá, retomará suas atividades na Petrobras, onde atuou durante 30 anos, ocupando diversas funções executivas.
A empresa explicou, em nota, que a indicação da nova diretora ainda vai ser submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo a análise de conformidade e integridade que é necessária no processo sucessório da companhia, além de ser encaminhada para apreciação do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão e posterior deliberação do Conselho de Administração, conforme está previsto no estatuto social da estatal. Com isso, Rafael Grisolia permanecerá no cargo de diretor financeiro da Petrobras até a posse da nova diretora.
Andrea Almeida é graduada em engenharia de produção pela UFRJ com MBA em Finanças pelo IBMEC-RJ e MBA em gestão pela USP, além de cursos de gestão na Wharton School of Finance e na Sloan Schoo lof Management (MIT). A executiva atua na Vale há 25 anos "com ampla experiência nas áreas de Finanças Corporativas, Tesouraria Global e Gerenciamento de Risco", segundo a nota da estatal. A Petrobras informou que a executiva atuou como líder da função de gestão de riscos no período de 2010 a 2014. Foi CFO da Vale Canada, em Toronto, de 2015 a 2018 e, atualmente, é gerente executiva de Tesouraria Global.
"Durante sua carreira liderou operações relevantes, dentre elas: operações de bonds, operações de capital de giro, pré-pagamentos de exportações e commodities, empréstimos bilaterais e com cobertura de risco de agências multilaterais, operações de stream de ouro e cobalto, além de desenvolver relacionamento com as principais agências de rating", diz a nota divulgada pela Petrobras.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela