Sábado, 27 de Abril de 2024

Funcionários da avianca recorrem a feirão de empregos

BrasilO Globo, Brasil 24 de abril de 2019

Os percalços financeiros da Avianca Brasil não estão apenas afetando a vida de passageiros com ...

Os percalços financeiros da Avianca Brasil não estão apenas afetando a vida de passageiros com voos cancelados ou atrasados. Diante da perspectiva de ficar sem emprego ou salários, um contingente cada vez maior de tripulantes e comissários de bordo da companhia está buscando um novo emprego.
Um termômetro disso são os feirões de emprego, sessões de palestras e workshops realizados no auditório do Sindicato dos Aeronautas (SNA) nos arredores do aeroporto de Congonhas. O SNA costuma montar uma sessão dessas por mês. Mas, desde dezembro, com o pedido de recuperação judicial da Avianca, já promoveu 40 desses encontros " praticamente dez por mês.
Para Ondino Dutra, presidente do SNA, a crise da Avianca é grave e muitos profissionais já buscam mudar de emprego. De acordo com Dutra, boa parte da mão de obra da Avianca está sendo assediada por companhias estrangeiras, como Emirates, dos Emirados Árabes Unidos, e Oman Air, de Omã. Quarenta e quatro empresas já participaram dos feirões. Estima-se que aproximadamente cem empregados da Avianca já tenham sido contatados por companhias estrangeiras. Hoje, a aérea tem cerca de 1.500 tripulantes, entre pilotos e comissários.
cobrança antecipada
Aos que ficam na Avianca, o SNA tem oferecido apoio psicológico. De acordo com Dutra, os salários de abril foram pagos. A dúvida é se a empresa vai conseguir arcar com os vencimentos de maio, diante da onda de cancelamentos de voos e das perdas de receitas.
A devolução de 18 aviões da Avianca Brasil, anunciada às vésperas do feriado de Páscoa, está prevista para ser concluída amanhã. Com isso, a aérea deve operar com apenas oito aeronaves. De segunda a domingo desta semana, 1.045 decolagens foram abortadas.
Ontem, a Infraero informou que a Avianca terá de pagar antecipadamente para realizar voos em aeroportos administrados pela estatal. A decisão foi motivada pelo aumento da inadimplência. A cobrança dos valores das tarifas de pouso e de permanência nos aeroportos e de embarques de passageiros passa a ocorrer no dia anterior ao da decolagem.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela