Viernes, 26 de Abril de 2024

Tite traz novidades para amistosos e reforça tempero carioca na seleção

BrasilO Globo, Brasil 17 de agosto de 2019

Retomada

Retomada
Muito além de Bruno Henrique, o representante atual do futebol do Rio na seleção principal, a lista de Tite para os amistosos do Brasil contra Colômbia e Peru, dias 6 e 10 de setembro, nos Estados Unidos, mostra que o "tempero carioca" ganhou relevância aos olhos do treinador.
O atacante do Flamengo é uma das surpresas, mas ele não está só nessa condição. Tite deu chance ao lateral-esquerdo Jorge, do Santos, e ao zagueiro Samir, da Udinese, ambos formados no Flamengo. Entre os novatos, quem foge à regra é o goleiro Ivan, da Ponte Preta, convocado com o intuito de ganhar experiência.
Jorge e Samir fazem parte do grupo de oito jogadores revelados por clubes do Rio presentes na lista de Tite. É com eles que o treinador inicia o trabalho após o título da Copa América, tendo no horizonte a disputa das Eliminatórias da Copa de 2022, a partir de março.
Entre as crias rubro-negras, Vinicius Júnior terá chance de estrear pela seleção principal. Ele foi convocado antes da Copa América, mas acabou cortado por lesão, e viu David Neres ganhar espaço na delegação.
Com raiz vascaína, Philippe Coutinho foi chamado apesar do período parado no Barcelona " ele foi emprestado ontem ao Bayern de Munique, da Alemanha.
Projeto olímpico
O leque carioca fica ainda maior quando se observa a a seleção olímpica, treinada por André Jardine. São mais cinco nomes formados no Rio. O volante Allan, hoje no Fluminense, começou no Internacional, mas ele e o goleiro Lucão, do Vasco, são os integrantes atuais da sub-23 cedidos por clubes do Rio.
É notória a ausência de jogadores formados no Botafogo. O alvinegro é o clube que mais cedeu jogadores à seleção na história, mas, no momento, a contribuição mais próxima é com Lyanco, zagueiro que apesar de ter passado pelo sub-17 do Botafogo, se profissionalizou no São Paulo.
Na seleção olímpica, a proposta é fazer amistosos visando à preparação para o pré-olímpico da Colômbia, em janeiro, que dará duas vagas à Olimpíada de Tóquio. Os próximos jogos serão no Pacaembu, em São Paulo, nos dias 5 e 9 de setembro, contra Colômbia e Chile.
Para os clubes brasileiros que cederam jogadores, o lado negativo envolve o calendário. A convocação representa desfalque na 18ª rodada. No caso do Flamengo, o jogo contra o Avaí. Para o Fluminense, o duelo fora de casa com o Fortaleza.
Tite poupou os clubes que estão nas semifinais da Copa do Brasil e disse ter se preocupado em chamar um jogador por clube brasileiro.
Neymar ‘imprescindível’
Em meio ao período de renovação na seleção, que ainda se mantém com medalhões como Daniel Alves e Thiago Silva, Neymar continuou com lugar cativo. O técnico não abre mão do jogador mais talentoso do país, em que pese o litígio com o Paris Saint-Germain e o tempo de inatividade desde o corte pré-Copa América.
Tite conversou com o camisa 10. O argumento para reforçar a convocação passa, segundo ele, pelo fato de Neymar não ter restrições nos treinos e só não estar sendo usado nos jogos por opção do PSG.
O técnico da seleção aposta que, até os amistosos de setembro, Neymar já terá voltado a jogar:
" Um atleta do nível e da qualidade de Neymar, eu não vou prescindir.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela