Sábado, 27 de Abril de 2024

Estádio não esquece a 1ª invasão

BrasilO Globo, Brasil 21 de noviembre de 2019

No alto do morro Puruchuco, que ladeia o estádio Monumental de Lima, uma barreira ...

No alto do morro Puruchuco, que ladeia o estádio Monumental de Lima, uma barreira impede que os habitantes do bairro de Ate assistam aos jogos de lá de cima. A invasão aconteceu na partida inaugural, entre Universitario e Sporting Cristal, em 2000, quando 80 mil pessoas compareceram. Até hoje se conta a historia dos torcedores que atravessaram a colina onde vivem milhares de peruanos na região norte, a uma hora do centro de Lima.
Em 1997, o estábulo com criação de gado para produção de leite e o bosque verde onde o estádio foi construído começaram a dar lugar a uma área cinza e poluída. Projeto do arquiteto uruguaio Walter Lavalleja, a construção é usada tanto pelo Universitário quanto por proprietários particulares dos "palcos", que funcionam como tribunas e camarotes perpétuos. A divisão foi uma solução para a falta de dinheiro para concluir a obra. Nos jogos do Universitário, a capacidade total de 80 mil lugares quase nunca é preenchida.
- As autoridades não liberam carga máxima, só 30 mil espectadores - diz o jornalista peruano Gustavo Fernandez. (Diogo Dantas, enviado a Lima)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela