Viernes, 25 de Abril de 2025

Sistema da xp apresenta falhas e deixa clientes irritados

BrasilO Globo, Brasil 27 de febrero de 2020

Os sistemas da XP Investimentos e da Clear Corretora, que pertencem ao mesmo grupo, apresentaram ...

Os sistemas da XP Investimentos e da Clear Corretora, que pertencem ao mesmo grupo, apresentaram instabilidade ontem, prejudicando os negócios de investidores que tentavam operar após dois dias de mercados fechados e enquanto a Bolsa desabava com o avanço do coronavírus.
Foi o primeiro problema de tecnologia enfrentado pela XP desde que abriu seu capital na Nasdaq, em dezembro. As dificuldades ilustram os limites de infraestrutura da maior corretora do país após o número de pequenos investidores na Bolsa ter saltado 125% em pouco mais de um ano.
Os papéis caíram 3,47% na Nasdaq, a US$ 36,20, enquanto o índice subiu 0,17%.
A própria XP e agentes de investimento que operam por meio dela alegam que os servidores não deram conta do aumento do número de acessos no pregão. O volume de negócios com ações na Bolsa foi de R$ 33,2 bilhões ontem, quase o dobro da média de janeiro.
Nas redes sociais, investidores se queixaram das dificuldades para acessar as plataformas de home broker das corretoras. Relataram lentidão para fazer o login no sistema e realizar operações e problemas para ver as cotações. Segundo alguns usuários, o sistema chegou a ficar fora do ar, mas a XP nega, alegando que houve apenas lentidão e que só uma parcela dos usuários foi afetada.
Segundo a corretora, os problemas começaram depois de a Bolsa abrir, às 13h, e foram normalizados às 16h10m. Mas os internautas relataram dificuldades até os momentos finais do pregão.
"Esclarecemos que a plataforma apresentou lentidão para alguns clientes no início da tarde de quarta-feira. O problema ocorreu por conta do grande volume de acessos, que teve demanda 5 vezes maior em relação à média diária", afirmou a XP em nota. "Para os clientes que tiveram algum problema em operações, devem procurar nossos próprios canais de atendimento."
Para Carlos Daltozo, chefe de renda variável da Eleven Financial, o problema mostra que a XP precisa aumentar o investimento em tecnologia. Antes de a ela abrir seu capital, analistas consideravam esse um dos pontos fracos da corretora. Investir nisso foi umas das exigências do Itaú quando entrou no negócio, e foi a tecnologia da Clear que atraiu a XP, quando a comprou.
" A XP precisa estar preparada para atravessar momentos de pico " disse Daltozo.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela