Jueves, 18 de Abril de 2024

Apoio de bolsonaro fortalece guedes, mas vídeo eleva incertezas

BrasilO Globo, Brasil 25 de mayo de 2020

Apesar de aumentar a instabilidade política no país, um dos principais fatores para decisões de ...

Apesar de aumentar a instabilidade política no país, um dos principais fatores para decisões de investimentos, o vídeo da reunião ministerial do dia 22 de abril tem passagens que fortalecem a agenda do ministro da Economia, Paulo Guedes. A avaliação é de integrantes da equipe econômica e de analistas diante do apoio expresso de Jair Bolsonaro à condução da política econômica por Guedes. Por outro lado, apontam que as impropriedades ditas na reunião aumentam as incertezas com o acirramento da crise política em meio à pandemia.
Na visão de duas fontes próximas a Guedes, a divergência entre o líder da equipe econômica e o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, sobre investimentos públicos para a retomada do crescimento após a pandemia foi superada na reunião.
O vídeo divulgado pelo ministro do Supremo Celso de Mello no âmbito do inquérito que apura a tentativa de interferência do presidente na Polícia Federal mostrou Bolsonaro apoiando Guedes e o que chamou de "livre mercado" .
Pelo menos por enquanto, qualquer plano a ser colocado na praça deverá prever investimentos privados, dizem as fontes. Não terá participação direta do Estado, como em governos anteriores, e chegou a ser defendido por Marinho com apoio do ministro da Casa Civil, Walter Braga Netto.
Essa interpretação coincide com a de analistas como André Perfeito, economista-chefe da Necton Corretora de Valores. Para ele, Guedes e outros integrantes da ala econômica, como os presidentes do Banco Central, Roberto Campos Neto, e do BNDES, Gustavo Montezano, foram coerentes com o que vêm defendendo:
" Bolsonaro se coloca como liberal. Houve uma tensão entre Marinho e Guedes, mas o presidente deu respaldo a Guedes. O vídeo tranquiliza em relação a isso. Quem ganhou a disputa foi Guedes.
Risco elevado
A consultora Zeina Latif concorda, mas frisa que a desorganização evidenciada do governo cria ainda mais incerteza. Ela achou inadequada a presença do presidente do BC na reunião, mesmo que a autoridade monetária ainda não tenha autonomia no Brasil.
" O que me preocupou no vídeo foi a falta de profissionalismo num contexto geral. Não passa a imagem de um governo aparelhado para reagir à altura da grave crise. Confirma o sentimento ruim da incapacidade em várias frentes " diz a economista. " Ficou um gosto amargo, pela baixa qualidade da reunião, do ponto de vista administrativo. Isso não é neutro para a agenda do país.
Para Perfeito, o vídeo comprova a interferência de Bolsonaro na PF, o que pode provocar tensões no mercado se o inquérito prosseguir. Claudio Frischtak, da Inter.B Consultoria, diz que a instabilidade já embute prêmios a negócios. O retorno de investimentos tem que ser maior pelo risco, o que na prática os desestimula:
" A previsibilidade, a estabilidade, são muito importantes para empresários e investidores. O vídeo mostrou que houve uma ampliação desse segmento mais ideológico, em detrimento do mais racional e pragmático no governo.
O economista José Júlio Senna, da Fundação Getulio Vargas (FGV), avalia que é importante o governo ter rumos claros traçados na saúde e na economia neste momento, o que, para ele, não ficou evidente para quem vê o vídeo da reunião.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela