Jueves, 02 de Julio de 2020

Jornalistas elegem 30 maiores da história do botafogo

BrasilO Globo, Brasil 2 de julio de 2020

"O Botafogo, os teus ídolos sao tantos: Didi, Garrincha, Nilton Santos já vestiram esse manto". ...

"O Botafogo, os teus ídolos sao tantos: Didi, Garrincha, Nilton Santos já vestiram esse manto". Qual torcedor alvinegro nunca cantou essa música? Mais do que um incentivo, é uma realidade. Nem mesmo os rivais podem dizer que há clube no Brasil com tantos jogadores renomados em sua história quanto o Botafogo. Situação que tornou o ranking ainda mais difícil de ser definido.
Após a contagem dos votos, ficou claro saber qual clube entre os quatro grandes do Rio de Janeiro teve o maior impacto em seu top-3 unindo futebol carioca e seleção brasileira. Ter Garrincha, Nilton Santos e Jairzinho no pódio não é para qualquer um. São tantos nomes que caberia em um muro como o de General Severiano.
Durante todo o mês, O GLOBO/Extra divulgou a lista com os 30 maiores jogadores da história de cada um dos quatro grandes do Rio de Janeiro. O Botafogo finalizou a nossa lista com uma disputa grandiosa entre Garrincha e Nilton Santos pela primeira colocação.
" Ele merece tudo isso, achei bem legal a iniciativa. É uma alegria. Nós (familiares) queremos que ninguém se esqueça dele. Se estão fazendo isso, se ele foi o vencedor, ficamos muito contentes. Não podemos deixar a memória apagar " conta Maria Cecília, de 59 anos, filha de Garrincha.
Garrincha morreu em 1983 e, 37 anos depois, ainda é reverenciado por botafoguenses e torcedores de uma maneira geral. Para muitos, após Pelé, foi o maior jogador que vestiu a camisa da seleção brasileira.
Nilton Santos só vestiu outra camisa na vida: da seleção brasileira, vencendo duas Copas do Mundo (1958 e 1962). Hoje, ele dá nome ao estádio do Botafogo. Eleito maior lateral-esquerdo de todos os tempos, "A Enciclopédia" do futebol nasceu, viveu e morreu alvinegro.
" Foi merecido demais (o segundo lugar da eleição), inclusive o próprio Nilton Santos votaria no Garrincha (o primeiro). É um orgulho total. A minha mãe, inclusive, tem histórias fantásticas para contar. Ele tinha admiração total pelo Botafogo. Minha filha jogava futebol com ele. Eu torcia pelo Flamengo na época que ele brincava comigo. Dizia: "se o Botafogo perder, como vou levar o bicho para casa? Vai faltar leite" " relembra Carlos Eduardo Santos, filho de Nilton Santos.
na web
o top-30: Confira no site do GLOBO a lista dos atletas e votantes.