Viernes, 26 de Abril de 2024

Qual a metade de um número vezes o seu dobro?

BrasilO Globo, Brasil 15 de julio de 2020

Quando a pandemia do coronavírus fez as bolsas despencarem em março, muito investidor novato tomou ...

Quando a pandemia do coronavírus fez as bolsas despencarem em março, muito investidor novato tomou um susto " e descobriu que tinha na carteira produtos financeiros muito mais arriscados do que seus nervos seriam capazes de suportar. Para adequar o perfil do investidor a seus ativos, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM, que regula os mercados) estuda adotar um novo modelo de questionário de análise do perfil do investidor (API).
A CVM exige a aplicação da API, mas cada instituição financeira faz as perguntas que quiser para identificar o conhecimento das pessoas sobre investimentos e sua aversão a risco. Pelas regras atuais, nada impede o investidor de escolher um investimento que não seja adequado a seu perfil.
" Os questionários atuais não têm sutileza psicológica " diz Carlos Heitor Campani, professor de Finanças da Coppead/UFRJ.
A pedido da CVM, ele está desenvolvendo um estudo com base nas teorias de ciências comportamentais dos prêmios Nobel Daniel Kahneman e Richard Taller, a fim de medir o grau de racionalidade do investidor.
Hoje os questionários fazem perguntas diretas. Segundo Campani, que assina a pesquisa junto com Ronaldo Deccax, é preciso fazer perguntas que capturem a aversão a risco e conhecimento financeiro de maneira indireta.
O novo questionário fará perguntas como: qual é a metade de um número vezes o seu dobro?
Se você respondeu o próprio número, você usou o sistema 1, que "pensa" muito rapidamente e responde sem uma análise mais profunda. Isso levaria a API a identificar a necessidade de um aconselhamento maior em suas decisões de investimento.
Se você respondeu o quadrado do número, você utilizou o sistema 2, que é muito mais analítico e somente responde a perguntas após uma análise completa, evitando assim armadilhas de raciocínios rápidos, mas nem sempre certos.
" Todos temos ambos os sistemas. E todos temos, de alguma forma, racionalidade limitada " diz Campani. " Racionalidade é um conceito diferente de inteligência. É a característica de pensar adequadamente quando se tem uma decisão a tomar.
O estudo da UFRJ entra agora em fase de testes e deve ser apresentado à CVM até o fim do ano. Caberá à autarquia decidir os próximos passos.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela