Viernes, 26 de Abril de 2024

Impasse na disputa pela concessão do maracanã

BrasilO Globo, Brasil 18 de septiembre de 2020

O Governo do Rio recomendou a "inutilização da proposta" de Flamengo e Fluminense que fazia parte ...

O Governo do Rio recomendou a "inutilização da proposta" de Flamengo e Fluminense que fazia parte do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), uma etapa antes da licitação para a concessão do Maracanã por 35 anos. Além da dupla, a proposta da empresa Latin United não será utilizada.
A decisão da Comissão Consultiva constou no Diário Oficial do Estado de ontem. Agora, a comissão criada para analisar a nova concessão do Maracanã vai preparar um termo de referência para o novo edital, a ser finalizado até início de novembro.
De acordo com a Casa Civil, não houve inovação nas propostas. Isso não quer dizer que os clubes e a empresa estão fora do jogo. Pelo contrário, o governo pretende desenvolver um projeto em parceria com todos os interessados, empresas especializadas em gestão de estádios e órgãos estaduais, como a Procuradoria Geral do Estado (PGE), que servirá como base.
Os clubes oficializaram a proposta em novembro do ano passado; em maio deste ano, eles entregaram os estudos técnicos. O Flamengo não se pronunciou sobre o assunto, mas a decisão não agradou ao clube, que esperava que o processo corresse com mais agilidade. O Fluminense também não se manifestou.
Desde o ano passado, a dupla Fla-Flu é cogestora do estádio enquanto o processo licitatório para a concessão da administração do complexo por 35 anos não sai de fato. O contrato atual de permissão do uso do Maracanã já foi renovado duas vezes, a última até novembro deste ano. Uma nova renovação de mais seis meses já começou a ser encaminhada. Apesar do afastamento do governador Wilson Witzel, a negociação não deve ser afetada.
volta do público
A CBF enviou ao Ministério da Saúde um estudo sobre o retorno gradual do público aos estádios no país. A entidade não se manifesta sobre o assunto, mas a proposta, segundo o site ge, prevê ocupação de 30% da capacidade, sem a presença de torcida visitante. Uma estimativa aponta o retorno da torcida a partir do início de outubro.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela