Jueves, 18 de Abril de 2024

Orçamento permite contratação de quase 51 mil servidores em 2021

BrasilO Globo, Brasil 23 de octubre de 2020

A proposta de Orçamento do governo para o próximo ano, enviada ao Congresso em agosto, prevê a ...

A proposta de Orçamento do governo para o próximo ano, enviada ao Congresso em agosto, prevê a contratação de mais de 50,9 mil servidores para os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário em 2021.
A maior parte está no Poder Executivo, somando 48,1 mil servidores. São 33,8 mil para compor o banco de professores do Ministério da Educação; 1,1 mil militares (egressos das academias militares); e mil policiais e bombeiros, pelo governo do Distrito Federal.
De acordo com cálculo da Consultoria de Orçamento e Fiscalização Financeira da Câmara dos Deputados e da Consultoria de Orçamento, Fiscalização e Controle do Senado, as autorizações para provimento, admissão ou contratação de pessoal têm impacto financeiro programado para 2021 de R$ 2,4 bilhões, distribuídos em todos os poderes.
A previsão de abertura de vagas no projeto orçamentário não quer dizer que o governo vá contratar servidores. Em 2019, a previsão era contratar 40 mil servidores. Mas foram apenas 13,1 mil, sendo 10,2 mil na rede federal de ensino.
A lei que deu o alívio financeiro de R$ 125 bilhões para estados e municípios por conta da pandemia de Covid-19 proibiu a contratação e o reajuste salarial de servidores até o fim de 2021. A norma, porém, permite a contratação de novos funcionários em caso de reposição e contratação temporária para o serviço militar.
Procurado, o Ministério da Economia disse que a definição de contratações "depende de análise feita a partir dos pedidos dos órgãos para autorização para realização de concursos públicos". Segundo a pasta, os pedidos são analisados caso a caso. (Manoel Ventura)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela