Domingo, 05 de Mayo de 2024

Especialistas elogiam #vaspix, mas apontam desafios

BrasilO Globo, Brasil 7 de mayo de 2021

O último fim de semana foi marcado por uma forte campanha de engajamento e ajuda da torcida do ...

O último fim de semana foi marcado por uma forte campanha de engajamento e ajuda da torcida do Vasco ao clube. Torcedores descobriram a chave do serviço Pix que permitia a transferência de valores à conta bancária do cruz-maltino e, de forma espontânea, começaram um movimento de arrecadação.
A #VasPix, como a torcida denominou a campanha, não partiu da diretoria, que posteriormente mostrou apoio ao movimento, com direito a doações do técnico Marcelo Cabo e do diretor de futebol Alexandre Pássaro. Até a última divulgação do Vasco, mais de três mil pessoas já haviam feito transferências, e a arrecadação chegou a R$ 388 mil. O clube prometeu investir o valor nas categorias de base e prestar contas das doações.
O movimento foi iniciado no dia seguinte à divulgação do balanço financeiro do Vasco, que revelou uma dívida total de R$ 832 milhões. O timing levantou uma discussão entre torcedores: os movimentos de ajuda ao clube em meio às dívidas trazem uma imagem positiva para possíveis investidores?
" Se a administração estiver fazendo a parte dela, essa ação (de torcedores) cresce ou se transforma em outras ações " diz Renê Salviano, executivo de marketing esportivo e ex-diretor comercial do Cruzeiro.
Na visão de Renê, o movimento é uma oportunidade do clube analisar dados e adotar estratégias internas para novas interações com os torcedores.
" A instituição tem que indicar os momentos de determinadas campanhas e mostrar o que está fazendo e para onde quer ir.
A atual gestão do Vasco, de Jorge Salgado, prepara o lançamento de um novo programa de sócio-torcedor. A modalidade entrou em destaque no clube no fim de 2019, quando vascaínos aderiram em massa ao programa de sócios, elevando o número para mais de 180 mil. Aquele foi mais um movimento de uma série de ações financeiras dos cruz-maltinos, como a arrecadação de fundos aos funcionários do Colégio Vasco da Gama e a ampla adesão à campanha de crowdfunding do clube pela construção do atual centro de treinamento.
Ex-vice-presidente de marketing do Vasco e especialista em inovação e novos negócios, Bruno Maia diz que os episódios podem ser parte de uma história positiva de recuperação da imagem, fortalecendo a marca:
" É muito nítido que a forma com que a torcida sustenta o Vasco é diferente da de outros clubes, e isso repercute.
Professor de comunicação da PUC-Rio e especialista em administração esportiva, Alexandre Carauta ressalta a importância da prestação de contas:
" Quando um investidor ou o mercado de forma geral olha para um clube de futebol, vê em primeiro lugar a credibilidade, a confiança. As práticas de governança positiva são o primeiro dever de casa.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela