Martes, 06 de Diciembre de 2022

Tentativas de fraude em lojas on-line crescem 32,7% no 1º semestre

BrasilO Globo, Brasil 22 de julio de 2021

O crescimento do comércio eletrônico na pandemia trouxe desafios ao setor, com o aumento de crimes ...

O crescimento do comércio eletrônico na pandemia trouxe desafios ao setor, com o aumento de crimes envolvendo o uso indevido de dados dos consumidores. No primeiro semestre, houve crescimento de 32,7% nas tentativas de golpes no país em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Mapa das Fraudes, da ClearSale.
De janeiro a junho, foram 2,6 milhões de tentativas de fraudes em meio a um universo de 152 milhões de pedidos. Em igual período de 2020, foram dois milhões de tentativas para 121 milhões de compras.
Para Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da ClearSale, o aumento é considerado uma consequência natural do crescimento do comércio on-line:
" Existe um aumento forte da digitalização, com novas pessoas entrando nesse universo on-line, e que precisam ser educadas nesse tema.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2020 as lojas on-line ganharam mais de 20 milhões de consumidores no país. O e-commerce registrou alta de mais de 57% no volume de compras no primeiro trimestre, em relação aos mesmo período de 2020.
Para a ClearSale, celulares são os mais visados para usar dados de vítimas, com 5,1% das tentativas de fraude, seguidos por produtos eletrônicos (4,9%) e games (4,2%). (S.T.)