Viernes, 19 de Abril de 2024

Tentativas de fraude em lojas on-line crescem 32,7% no 1º semestre

BrasilO Globo, Brasil 22 de julio de 2021

O crescimento do comércio eletrônico na pandemia trouxe desafios ao setor, com o aumento de crimes ...

O crescimento do comércio eletrônico na pandemia trouxe desafios ao setor, com o aumento de crimes envolvendo o uso indevido de dados dos consumidores. No primeiro semestre, houve crescimento de 32,7% nas tentativas de golpes no país em relação ao mesmo período de 2020, segundo o Mapa das Fraudes, da ClearSale.
De janeiro a junho, foram 2,6 milhões de tentativas de fraudes em meio a um universo de 152 milhões de pedidos. Em igual período de 2020, foram dois milhões de tentativas para 121 milhões de compras.
Para Omar Jarouche, diretor de Marketing e Soluções da ClearSale, o aumento é considerado uma consequência natural do crescimento do comércio on-line:
" Existe um aumento forte da digitalização, com novas pessoas entrando nesse universo on-line, e que precisam ser educadas nesse tema.
Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), em 2020 as lojas on-line ganharam mais de 20 milhões de consumidores no país. O e-commerce registrou alta de mais de 57% no volume de compras no primeiro trimestre, em relação aos mesmo período de 2020.
Para a ClearSale, celulares são os mais visados para usar dados de vítimas, com 5,1% das tentativas de fraude, seguidos por produtos eletrônicos (4,9%) e games (4,2%). (S.T.)
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela