Viernes, 21 de Junio de 2024

Mais de 160 mil idosos acima de 72 anos estão com a terceira dose atrasada

BrasilO Globo, Brasil 12 de octubre de 2021

Apesar do avanço no calendário de vacinação contra a Covid-19, a cidade do Rio tem 160 mil idosos ...

Apesar do avanço no calendário de vacinação contra a Covid-19, a cidade do Rio tem 160 mil idosos aptos para receber a terceira dose que ainda não foram aos postos de saúde para essa etapa da imunização. Um levantamento feito pelo GLOBO no vacinômetro e no sistema Tabnet, ambos da prefeitura, mostra que quase a metade deste grupo tem mais de 80 anos. Essa faixa etária ainda tem nove mil pessoas que não receberam nenhuma dose e outros nove mil que estão sem a segunda.
Para Gulnar Azevedo, professora de epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Uerj, o alto número de idosos que ainda não retornaram pode ser fruto de um não entendimento sobre a importância da terceira dose, de problemas de locomoção e até do agravamento do estado de saúde deles.
" A estratégia melhor seria a busca ativa pelo telefone e com agentes de saúde fazendo visita domiciliar. E, para aqueles com dificuldade de retorno, deveria ser garantida a vacinação em casa " defende.
Procurada, a prefeitura diz que as equipes de saúde das unidades de atenção primária "estão empenhadas na busca ativa das pessoas não vacinadas ou que não concluíram o esquema de imunização".
Por causa do feriado de Nossa Senhora da Aparecida, os postos não abrem hoje. Quem tem a data da segunda dose marcada para o dia 12 ou perdeu o dia agendado por outro motivo deve procurar os locais de vacinação amanhã, quando também está prevista a aplicação da dose de reforço em pessoas com 70 anos ou mais. Na quarta-feira, o calendário segue escalonado com idosos de 69 anos ou mais. Profissionais da saúde que tomaram a segunda dose em fevereiro podem receber o reforço até a próxima segunda-feira.
La Nación Argentina O Globo Brasil El Mercurio Chile
El Tiempo Colombia La Nación Costa Rica La Prensa Gráfica El Salvador
El Universal México El Comercio Perú El Nuevo Dia Puerto Rico
Listin Diario República
Dominicana
El País Uruguay El Nacional Venezuela