Mais de 160 mil idosos acima de 72 anos estão com a terceira dose atrasada
Apesar do avanço no calendário de vacinação contra a Covid-19, a cidade do Rio tem 160 mil idosos ...
Apesar do avanço no calendário de vacinação contra a Covid-19, a cidade do Rio tem 160 mil idosos aptos para receber a terceira dose que ainda não foram aos postos de saúde para essa etapa da imunização. Um levantamento feito pelo GLOBO no vacinômetro e no sistema Tabnet, ambos da prefeitura, mostra que quase a metade deste grupo tem mais de 80 anos. Essa faixa etária ainda tem nove mil pessoas que não receberam nenhuma dose e outros nove mil que estão sem a segunda.
Para Gulnar Azevedo, professora de epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Uerj, o alto número de idosos que ainda não retornaram pode ser fruto de um não entendimento sobre a importância da terceira dose, de problemas de locomoção e até do agravamento do estado de saúde deles.
" A estratégia melhor seria a busca ativa pelo telefone e com agentes de saúde fazendo visita domiciliar. E, para aqueles com dificuldade de retorno, deveria ser garantida a vacinação em casa " defende.
Procurada, a prefeitura diz que as equipes de saúde das unidades de atenção primária "estão empenhadas na busca ativa das pessoas não vacinadas ou que não concluíram o esquema de imunização".
Por causa do feriado de Nossa Senhora da Aparecida, os postos não abrem hoje. Quem tem a data da segunda dose marcada para o dia 12 ou perdeu o dia agendado por outro motivo deve procurar os locais de vacinação amanhã, quando também está prevista a aplicação da dose de reforço em pessoas com 70 anos ou mais. Na quarta-feira, o calendário segue escalonado com idosos de 69 anos ou mais. Profissionais da saúde que tomaram a segunda dose em fevereiro podem receber o reforço até a próxima segunda-feira.