Novela curta ou série?
Crítica
Crítica
"Verdades secretas" 2 foi lançada na última semana dividindo opiniões, mas colecionando comentários nas redes (sinal de que está repercutindo). Hoje, entretanto, não quero discutir a qualidade artística da produção, e sim falar sobre o seu formato. A trama, classificada pelo Globoplay como uma "mininovela", terá 50 capítulos. É o primeiro lançamento do gênero, mas sabe-se que outros serviços de streaming estão planejando estrear produtos parecidos. Pode fazer muito sucesso. Vale uma reflexão.
Nos últimos anos, prosperou uma discussão sobre a sobrevivência das novelas. O gênero mais querido da nossa dramaturgia já não reina sozinho na TV como no passado. O espectador tem menos disponibilidade para acompanhar as intermináveis "barrigas" que tradicionalmente ocupam as centenas de capítulos. Ninguém mais tem tempo. Além disso, as séries americanas, muito mais breves, cativaram o público brasileiro.
Só que a novela, ao contrário, está muito viva e disposta. A prova disso é que, quando surge uma trama boa, as audiências sobem. Porém, formatos mais curtos podem representar uma evolução do gênero. Eles favorecem as narrativas mais enxutas, mas mantêm a essência do melodrama.